Divulgação

O Agency Scope 2016 traz o ranking com os dez publicitários mais admirados pelos profissionais de agência. Joanna Monteiro, Chief Creative Officer da FCB Brasil, é a primeira colocada no ranking com 46 menções. A criativa é seguida por André Kassu, da CP+B, que recebeu 35 menções. Essa é a primeira vez que uma mulher lidera esse ranking.

Uma característica que chama atenção entre os dez mais admirados é que praticamente todos são criativos, com exceção de Pedro Cruz, CCO e COO da FCB, que ficou em terceiro lugar com 34 menções, Márcio Oliveira, presidente da Lew’Lara/TBWA, que recebeu 23 menções, e Gal Barradas, do Grupo Havas, na sétima posição e com 22 menções.

Além de Joanna e de Kassu, os outros criativos no ranking são: Eco Moliterno, que acaba de se desligar da Africa e vai trabalhar na Accenture, que ficou em quarto lugar com 29 menções; Fabio Fernandes, presidente e diretor-geral de criação da F/Nazca Saatchi & Saathi, em quinto com 25 menções; João Livi, CEO da Talent Marcel, que ficou na oitava posição com 21 menções; Erh Ray, do Grupo Havas, em 9º, empatado com Ricardo John, copresidente da J.Walter Thompson, ambos com 18 menções. 

Realizado a cada dois anos pela consultoria espanhola Scopen, esta é a 6ª edição do estudo realizado no Brasil. A Scopen também divulgou o ranking com os publicitários mais admirados pelos anunciantes, liderado por Nizan Guanaes, fundador do ABC.