A sétima edição do RD Summit 2018  começou com um gostinho especial para os organizadores. No primeiro dia de programação, na última quarta (7), Eric Santos, CEO da Resultados Digitais, lançou o RD Station CRM.

A plataforma tem uma versão gratuita, sem limite de usuários, negociações e contatos. A expectativa “é ajudar as empresas a eliminarem as barreiras que as impedem de adotar um CRM”.

Durante a palestra, Santos destacou a missão da companhia de ajudar a criar mais scale-ups, empresas que crescem 20% ao ano, por três anos seguidos. Para isso, segundo ele, é preciso criar máquinas de crescimento previsíveis, escaláveis e lucrativas.

Entre as dicas para chegar a isso, ele falou sobre recursos de marketing. Na fase da promessa de valor, por exemplo, é melhor fazer conteúdo mais amplo e de descoberta para o topo de funil, focado em dores e problemas, e entregar conteúdo altamente curado e segmentado para o fundo.

“Quando se fala de inbound, muita gente pensa que é um jogo de números: mais posts, mais materiais, mas isso funciona no topo do funil. Para sair do gargalo do meio do funil é preciso segmentar mais. No meio do funil quem ganha o jogo é nutrição de leads, em vez de SEO e social media”, explica.

Já no fundo do funil, o problema é a falta de ação. Por isso, buscar o emocional nesse fechamento é importante, seja num compelling de vendas ou numa promoção de última hora. “O cliente que entra na página de preços quer ser respondido na hora, não quer preencher um formulário e esperar dois dias”, diz.

Felipe Carneiro

Cases e empo real
Esta edição tem outras novidades, como a trilha de conteúdo “Histórias que Inspiram”, sessões sobre casos de sucesso e profissionais que superaram desafios de forma criativa e inovadora, e a estratégia para criação de conteúdo em tempo real.

Estão sendo feitas cerca de nove horas de conteúdo extra por dia da programação.  O projeto RD Summit Live Show inclui um estúdio montado na feira de negócios para transmitir entrevistas com os principais palestrantes, bastidores e curiosidades.

Segundo Robinson Friede, editor-chefe da RD e responsável pela iniciativa, são 30 profissionais de diversas áreas, como jornalismo, design, vídeo, growth hacking trabalhando tanto no estúdio como na newsroom montada para ser o centro de controle de todas as ações. “De lá vamos monitorar tudo que está sendo falado sobre o evento naquele momento e transformar toda essa informação em mais conteúdo nas horas seguintes”, conta.

O conteúdo será produzido pelo time de conteúdo e mídias sociais e distribuído nos canais proprietários, como blog, lém de ser otimizado para os mecanismos de busca. O conteúdo inclui o resumo das palestras do palco principal com os keynotes speakers e os palestrantes com mais procurados, além de ações especiais que vão dar aos participantes a chance de ganhar desde uma tatuagem até um voo panorâmico pela ilha.

“Além de mostrar um pouco da grandiosidade da estrutura e da experiência imersiva que os participantes do evento têm, o objetivo é entregar um conteúdo de qualidade sobre marketing e vendas que desenvolva nossa audiência e a capacite para gerar melhores resultados”, diz.

Promovido pela Resultados Digitais, o evento oferece conteúdo para pequenas e médias empresas que queiram crescer de forma escalável e sustentável. A expectativa deste ano é receber 10 mil pessoas de todo o Brasil e México e Colômbia, países que a RD abriu escritório recentemente. São mais de 150 palestrantes e a programação tem paineis, feira de negócios e networking, falando de ferramentas de marketing digital e técnicas de vendas, além de conteúdos voltados para gestão, estrutura e treinamento.