Capa do título comemorativo da instituição, que traz também anúncios especiais para marcar as duas décadas da publicação, casos de Fiat e Itaú

A revista da ESPM nasceu inspirada na Harvard Business Review, considerada na época a melhor publicação acadêmica do mundo. O professor Francisco Gracioso – então presidente da Escola Superior de Propaganda e Marketing – é oficialmente o pai do projeto, que agora, com sua edição de julho/agosto, chega aos 20 anos.

Hoje presidente de seu Conselho Editorial, Gracioso define a revista como um grande serviço que a instituição presta aos seus alunos e professores, ao mundo acadêmico e aos profissionais que labutam nas áreas de comunicação. Ao longo das duas últimas décadas, o executivo diz que o objetivo de inaugurar a cultura acadêmica da busca de conhecimentos e conceituação de experiências foi se aprofundando, e que uma grande virada veio a partir de 2002, quando a revista se tornou temática, e cada edição passou a se constituir em um estudo detalhado de uma área determinada. Este ano, por exemplo, foram temas da revista “Agrossociedades”, “Logística nas empresas” e “Por que somos como somos”.

“Naturalmente, este conceito também está evoluindo continuamente e hoje damos cada vez mais espaço a entrevistas e estudos especiais feitos com os próprios protagonistas das experiências retratadas”, explica o professor.

A evolução gráfica da revista também merece registro: hoje ela é paginada e ilustrada como uma revista moderna de negócios, e não lembra em nada a aparência mais árida de muitas revistas acadêmicas. Para ele, o título tem se mantido relevante especialmente devido a uma cuidadosa escolha de seu público-alvo – professores e estudantes, profissionais do mercado e executivos e empresários. Esse público é atingido de várias maneiras, incluindo circulação dirigida, assinaturas e vendas em banca. “Procuramos nos manter sintonizados com as necessidades e preocupações reais deste público, por meio do papel privilegiado desempenhado pela ESPM, como verdadeira ponte entre o mundo acadêmico e o mundo dos negócios. Há um trânsito constante de profissionais e executivos que dão um cunho real às atividades da escola, enquanto muitos professores trabalham como consultores em contato permanente com o mundo real”, diz Gracioso.

EDIÇÃO ESPECIAL

Circula no momento a edição comemorativa dos 20 anos, com quase o dobro de reportagens e diversos anúncios comemorativos em que marcas se unem à logomarca da revista de uma forma inusitada. O do Itaú, por exemplo, une as logos do banco e da revista e o slogan “Feitos para você”. O da Fiat, seguindo a mesma linha, incorpora à publicação seu conceito “Movidos pela paixão”. O tema da revista é um flagrante da evolução da sociedade e da economia brasileira a partir de 1994, envolvida pelo conceito de novos tempos e velhos ideais.

“A partir deste tema, a equipe da revista trabalhou inicialmente com professores escolhidos pela sua experiência, definindo os temas da pauta. E após isso começou o trabalho jornalístico de identificação e contato com personalidades e grandes profissionais de diversas áreas que tinham algo de relevante a dizer”, explica Gracioso. Entre eles, estão nesta edição, entrevistas com nomes como o ex-ministro Maílson da Nóbrega; o “guru do marketing” Philip Kotler; Orlando Marques, presidente da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade); José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, ex-“todo poderoso” da TV Globo e hoje proprietário da TV Vanguarda, afiliada da emissora; entre outros.

 

Sobre os próximos 20 anos, Gracioso brinca: “O que vier a gente traça”, parafraseando o publicitário Washington Olivetto em uma de suas entrevistas ao título.