O total de Leões do Brasil no Cannes Lions 2009 deverá ficar bem abaixo do volume de 2008 quando foram conquistados 41 Leões. Definidas nove das 11 competições do festival, o Brasil tem, até o momento, um total de 29 Leões, sendo sete de Press, sete de Design, cinco de Outdoor, seis do Media Lions, dois do Cyber Lions, um de Radio Lions e um do PR Lions.

Estão faltando apenas os resultados de Titanium and Integrated Lions e da competição de Filme.

O Brasil nunca ganhou o Leão de titânio, competição originalmente criada em 2003 e relançada em 2005. É a mais rigorosa do festival. Neste ano, há 16 cases inscritos, mas as chances de prêmio são muito pequenas. Em Filme, o melhor resultado dos últimos cinco anos foi em 2005, quando o Brasil ganhou seis Leões. Em 2006 e 2007 foram apenas dois e no ano passado, foram quatro. Neste ano, o Brasil concorre com 141 comerciais. A shortlist está sendo votada pelo júri e só será definida na quinta-feira (25), mas, segundo boa parte dos delegados, será “ótimo” se houver pelo menos o mesmo número de Leões do ano passado.Um dos comerciais brasileiros apontados com chance de Leão neste ano é o filme “Cachorro-Peixe”, da AlmapBBDO para a Volkswagen.

Em 2008, além dos quatro Leões de Filme, o Brasil ganhou três do Promo Lions, um do Media Lions, cinco de Outdoor, quatro do Radio Lions, 14 de Press, sete de Cyber e três de Design.

por Marcello Queiroz

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