Em fase de amadurecimento da mídia programática, o Brasil se depara hoje com questões importantes e sensíveis: transparência e segurança na veiculação da publicidade. Se, de um lado, vemos anunciantes cada vez mais preocupados com a qualidade do inventário adquirido na internet, do outro estão as empresas de programática com o desafio de garantir a transparência no serviço oferecido.

O Brand Safety já é uma realidade em outros mercados, como europeu e norte-americano, e também cada vez mais  valorizado no Brasil diante da necessidade de gerenciar o conteúdo, de uma forma mais estratégica, diferenciando entre fatores nocivo e seguro para a marca.

Segundo pesquisa realizada pela GDMA (Global Alliance of Data-Driven Marketing Association), em parceria com  Winterberry Group, 81% dos entrevistados consideram a análise de dados extremamente importante para a execução de seus trabalhos e 59% disseram que realmente impacta na definição de estratégias em comunicação. 

Existem hoje tecnologias capazes de oferecer até três níveis de segurança. No caso da DynAdmic, por exemplo, que atua no segmento de publicidade em vídeo online, é possível conciliar desde uma transparência total da lista de sites à um gerenciamento técnico com algoritmos de controle de palavras-chave, tanto na página como no conteúdo do vídeo.

Dessa forma, o mais importante na hora de garantir a segurança da marca é dar ao anunciante ou à agência responsável pela campanha a possibilidade de diferenciar e escolher o que é nocivo do que pode ser estratégico para cada campanha. Além disso, é importante pensar na questão do Brand Safety e conteúdo premium de acordo com a necessidade de cada marca, considerando o ponto de vista do consumidor.

Diante desse contexto, podemos citar algumas dicas para se contratar uma plataforma de programática

1 – Ter acesso aos dados da plataforma

2 – Visualização da URL 100% transparente

3 – Acesso a inventário de diversas AdExchanges e Data Providers

4 – Acesso a inventário de diversos formatos

5 – Negociação de CPM com base em volume utilizado

6 – Eficiência e algoritmos da plataforma com base em otimização por KPIs

7 – Suporte dado pela plataforma, existe uma equipe dedicada, tem fácil acesso e rápida resposta do time da DSP

Do lado do anunciante, o ideal é que ele seja exigente e criterioso na escolha da plataforma de programática para garantir que a solução contratada ofereça os recursos necessários à estratégia de mídia adotada. Por outro lado, as empresas de programática precisam ser mais transparentes sobre o que estão ofertando e qual nível de evolução tecnológica podem garantir aos anunciantes.

Marcio Figueira é country manager da DynAdmic Brasil