Projeto mostra a realidade do saneamento em escolas do semiárido brasileiroMais uma marca da Unilever ganha um projeto próprio de cunho social, tendo ninguém menos que a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) como parceira principal. Trata-se do “Vim para Unicef”, encabeçado pela marca de cloro em gel Vim, que passou a integrar o portfólio da companhia no brasil há quatro meses.

A iniciativa tem como meta melhorar o saneamento do semiárido brasileiro, que abrange a maioria dos estados do Nordeste, focando-se na diminuição do alarmante número de 450 mil crianças que atualmente estudam em escolas com condições precárias nas escolas da região. O projeto já existe em outros países desde 2012 e agora chega ao Brasil reforçando o plano global da Unilever de dobrar o tamanho de seu negócio enquanto diminui o impacto ambiental em sua cadeia de produção.

“Temos uma meta pública de ajudar um bilhão de pessoas; melhorar a qualidade de trabalho e vida de centenas de milhares; e reduzir pela metade nosso impacto ambiental. Já fazemos diversas ações nesse sentido com nossas marcas, como o projeto do sabonete antibacteriano Lifebuoy, que dissemina o hábito de se lavar as mãos, além do projeto de autoestima liderado por Dove e de aumentar o acesso de famílias carentes ao purificador de água Pureit. Agora, Vim assume seu papel em um novo projeto, que quer oferecer condições decentes de saneamento para as crianças do semiárido brasileiro”, salientou Fernando Fernandez, presidente da Unilever Brasil.

O projeto é baseado na disseminação da conversa sobre a relevância do saneamento, além da captação de doações e incentivos diretos da própria companhia à Unicef. Em contrapartida, a entidade passa a considerar a causa como uma de suas prioridades na definição da entrega do “Selo Unicef Município Aprovado”, reconhecimento internacional oferecido a cidades que comprovam evolução e estabilidade em padrões básicos de qualidade de vida de crianças e adolescentes. “Escolas desprovidas de banheiros, ou com instalações em péssimas condições, afetam não apenas a saúde e também a dignidade das crianças. Com mais esse apoio da Unilever, trabalharemos para ajudar os municípios a identificar esse problema e realizar as ações necessárias para resolvê-los”, destacou Gary Stahl, presidente da Unicef no Brasil.

100% digital

A plataforma de comunicação do projeto “Vim para Unicef” será 100% digital. O projeto, desenvolvido pela F.biz, tem como base uma série de vídeos, a maioria em tom documental, mostrando parte da realidade da falta de saneamento das escolas do semiárido brasileiro, bem como a opinião das crianças. A intenção principal é gerar um alto grau de discussão sobre o tema e oferecer um grande número de ferramentas aos interessados para acompanhar a questão.

“Nossa ambição é ter a maior campanha digital social do Brasil, transformando o saneamento em algo constantemente discutido, especialmente quando for abordado o desenvolvimento do país. Mais que gerar doações, esta será uma campanha de longo prazo, querendo gerar a maior quantidade de interação e compartilhamento possível”, analisou Diego Colicchio, diretor de marketing da divisão de home care da Unilever.

O sistema central da campanha é o brand channel do projeto no YouTube. Pensado juntamente com o Google, o ambiente trará a atualização dos vídeos a serem postados constantemente, além de informações detalhadas sobre o projeto e o problema do saneamento. Pelo canal, será possível ainda pesquisar as cidades inscritas para receber o selo da Unicef e descobrir quais as condições de cada uma delas em relação à causa. O projeto também terá a participação de personalidades como Renato Aragão e Daniela Mercury, com depoimentos em alguns dos vídeos.

O investimento faz parte da verba de marketing da Vim. Incialmente, o aporte da Unilever para a Unicef foi de R$ 500 mil, valor semelhante ao investido na concepção e produção da campanha até o momento. Estão programados mais aportes à entidade no decorrer da parceria – que inicialmente tem contrato de dois anos – e não está descartada a adoção de modelo semelhante ao já realizado na Europa, do qual se define uma porcentagem específica da venda dos produtos como doações.