Um dos maiores desafios da UVA (Universidade Veiga de Almeida), no Rio de Janeiro, é consolidar seu posicionamento de acesso com qualidade, binômio difícil de trabalhar na comunicação, especialmente em um mercado no qual, tradicionalmente, altos preços simbolizam qualidade. 

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Segundo Davino Pontual, vice-presidente de mercado da Ilumno, controladora da universidade, e VP de marketing e relações institucionais e serviços ao aluno da UVA, oferecer qualidade tem seu custo, mas a universidade vem tendo sucesso ao implementar um modelo eficiente de ensino superior a preços acessíveis.

Ele destaca que a formação de qualidade a um custo possível é fruto da combinação de três principais fatores: um bom corpo docente, utilização das vantagens da tecnologia e adoção das melhores práticas de ensino a distância para enriquecer a formação do aluno.

“Qualidade e acesso são pontos que estão na pauta do dia das discussões em curso no MEC (Ministério da Educação), o que, para uma instituição como a UVA, assim como as demais da rede que já atuam sob essas premissas, é animador. Como exemplo prático, acaba de ser atualizada a legislação sobre o tema, ampliando o ensino a distância para a pós-graduação lato sensu, além de flexibilizar a abertura de polos, o que impacta diretamente na ampliação do acesso”, destaca.

A nova campanha publicitária da UVA, que acaba de entrar no ar, assinada pela WMcCann, evolui o conceito da campanha anterior e mostra como a universidade contribui para a formação do futuro profissional, apresentando elementos do dia a dia do aluno tanto no ambiente acadêmico quanto em seus primeiros desafios no mercado.

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As peças combinam imagens de estudantes com fotos das salas de aula, do material didático e do próprio campus da UVA, criando um mosaico que conta a trajetória de um suposto aluno, com títulos que reforçam a excelência e a tradição acadêmica, uma vez que a UVA tem 45 anos de existência e foi eleita pelo MEC uma das melhores universidades privadas do país.

O grupo americano Ilumno trabalha, no Brasil, com a WMcCann e a baiana Propeg, que cuida da comunicação de outra universidade do grupo, a Unijorge, em Salvador. “Optamos por manter a independência das marcas e, principalmente, o respeito ao posicionamento próprio e ao discurso local. Dessa maneira, hoje estamos evoluindo muito bem em ambos os mercados, mantendo uma coerência com a evolução local do posicionamento e das marcas, com o trabalho de duas grandes agências ‘locais’”, explica o executivo.

A Ilumno, que entrou no Brasil e na América Latina em 2006, controlando e em alguns casos assumindo apenas a gestão de instituições de ensino, agregou tecnologia na gestão da instituição e foi essencial ao seu crescimento. A UVA mais que duplicou o número de alunos e tornou-se a segunda maior escola de ensino superior privado do estado do Rio de Janeiro, depois da Estácio.
No Brasil, a Ilumno está presente com duas universidades próprias – Veiga de Almeida (RJ) e Centro Universitário Jorge Amado, em Salvador – e uma aliada, o Centro Universitário Filadélfia, em Londrina.