No último dia 2 o Valor Econômico completou 15 anos de circulação, comemorados na noite de ontem (5), com evento em São Paulo. A cerimônia contou com a presença do Ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que ressaltou as mudanças vividas pelo Brasil nesses últimos 15 anos, como a criação da Lei de Responsabilidade Fiscal. A diretora de redação do jornal, Vera Brandimarte, também discursou na comemoração, além de José Roberto Marinho, vice-presidente do Grupo Globo, e Luiz Frias, presidente do Grupo Folha, representando os acionistas do Valor.

“O Valor chega aos 15 anos consolidado como o principal jornal econômico do país e falar isso me enche de orgulho. Nós devemos essa conquista aos nossos funcionários, nossos anunciantes e investidores. Tudo isso é resultado da contribuição criativa de vários profissionais que estão e que passaram pela casa”, declarou Vera. “Desde o início a Folha e o Globo nos deram liberdade editorial e esse tempo todo mantiveram essa confiança no nosso trabalho”, acrescentou.

Fundado em 2000, o Valor Econômico é o resultado da união dos grupos Folha de S.Paulo e Globo e cobre assuntos ligados à economia, carreira, legislação e finanças. “Um jornal que cresceu com muita rapidez e ganhou reconhecimento muito rápido. Conta com independência determinada pelos acionistas e reforçada no primeiro editorial da publicação. O Valor defende a ética e seriedade dos negócios”, pontuou.

Para Frias, os 15 anos do jornal refletem os objetivos desenhados no início de sua trajetória. “Partimos de um pressuposto e tínhamos em mente um objetivo. O pressuposto era que uma parcela cada vez mais expressiva de leitores tinha sua atenção voltada para a economia. A queda das barreiras econômicas, o surgimento de oportunidade e desafios globais, turbinados pela revolução digital, fizeram com que o universo da economia assumisse um papel cada vez mais essencial na vida das pessoas. E o objetivo que nos animava, desde a primeira equipe, era produzir um jornalismo econômico de qualidade, sério e com opiniões credenciadas”, disse.

Além do jornal, a marca Valor Econômico é responsável por mais de 100 suplementos e 20 revistas e anuários por ano, com análises aprofundadas sobre temas que impactam no cenário econômico. O Valor está presente ainda nas plataformas digitais – internet, smartphones e tablets.