Pesquisa realizada pela Toluna aponta percepções gerais de vários temas que afetam o consumo

A Toluna divulgou a 23ª onda do Barômetro, pesquisa global realizada para detectar sentimentos e percepções gerais em torno de vários temas que afetam o consumo. O levantamento apontou que os brasileiros estão cada vez mais preocupados quando o assunto é o comportamento da marca, concluindo que 38% acham muito importante comprar de marcas que têm políticas que beneficiam o meio ambiente e a sociedade

A pesquisa ainda mostrou que 43% acham muito importante adquirir de marcas e empresas que estejam alinhadas com seus valores. Os brasileiros também prestam atenção nas narrativas que as marcas oferecem: 41% dos respondentes da pesquisa acham que é extremamente importante comprar de empresas que se preocupam em alinhar seus valores com os da sociedade. 43% acham muito importante que seus próprios valores estejam em sintonia com os valores das marcas das quais adquirem produtos.

Toluna apurou que 27% dos entrevistados também acham extremamente importante comprar de marcas que operam em países que se comportam de maneira ética.

A situação do planeta também preocupa os consumidores: 36% acham  bastante importante comprar de marcas e serviços que suportam causas ambientais. E 46% creem ser extremamente importante que as marcas se comprometam em reduzir o uso de plástico e papel em suas embalagens.

O Barômetro da Toluna entrevistou 1053 pessoas (amostra representativa nacional) em setembro de 2023.