O levantamento feito pela Virta, em parceria com o Instituto QualiBest, também analisou o comportamento dos jogadores

Um levantamento da Agência Virta, em parceria com o Instituto QualiBest, revelou que 40% dos brasileiros veem como positiva a publicidade das casas de apostas em eventos esportivos e no patrocínio de times de futebol. Para 30% dos entrevistados, essas ações não geram impacto positivo nem negativo, enquanto 20% consideram que elas são prejudiciais ao esporte. Entre os entrevistados, 40% afirmou já ter apostado.

A pesquisa analisou o comportamento desses apostadores, e mostrou que a possibilidade de ganho financeiro é o principal estímulo para apostas (72%), seguido do entretenimento (42%) e do desejo de testar conhecimentos esportivos (29%).

As plataformas mais citadas pelos jogadores são: Betano (61%), Bet365 (51%), Bet Nacional (48%), Esporte da Sorte (42%) e Vai de Bet (40%), sendo que, entre os jogadores frequentes, as mais utilizadas são Betano (40%), Bet365 (33%) e Esporte da Sorte (21%).

Sobre as fontes de informação sobre apostas, 55% dos participantes afirmam buscar conteúdos em redes sociais, como Instagram, YouTube, Facebook e TikTok, enquanto 35% se informam com amigos, 31% através de propagandas na internet e 24% via rádio e TV. A clareza das informações (58%) e a reputação da plataforma (50%) são os fatores mais relevantes para a escolha de uma empresa de apostas.

Outro ponto levantado pela pesquisa foi a percepção do público em relação à presença de influenciadores infantis na publicidade de sites de apostas. Mais da metade dos entrevistados (51%) se disseram incomodados com esse tipo de ação, enquanto 21% relataram um incômodo menor e 16% consideram algo normal.

A segurança dos usuários também foi um fator apurado na análise. 59% dos entrevistados destacaram a proteção de dados pessoais e financeiros como essencial, enquanto 48% citaram a necessidade de licença por um órgão regulador confiável e sistemas antifraude. Rapidez nos pagamentos e retiradas (38%) e operações regulamentadas no Brasil (31%) são critérios decisivos para os jogadores na escolha de uma plataforma.