Proposta é mostrar como os dados de atenção e engajamento podem orientar marcas a se conectarem de forma mais autêntica com o público

O consumo de vídeos na internet é um reflexo das tendências culturais e comportamentais da sociedade, e entender esses padrões pode ser decisivo para o sucesso das marcas.

Pensando neste cenário, a Winnin apresentou o que considera ser os cinco grandes movimentos culturais e comportamentais identificados pela plataforma.

A proposta é mostrar como os dados de atenção e engajamento podem orientar marcas a se conectarem de forma mais autêntica com o público.

Confira os cinco principais insights da Winnin:

1. A potência da cultura Glocal

O equilíbrio entre tendências globais e identidade local se tornou um diferencial competitivo para marcas que querem expandir sua relevância. O fenômeno sul-coreano exemplifica essa dinâmica: K-pop, K-dramas, K-beauty e K-food conquistaram o mundo e influenciam diferentes indústrias. Para a Winnin, explorar esse movimento com ativações e co-criações pode fortalecer a inovação e o desejo pelo produto.

Fonte: Winnin AI. Relevância (em termos de engajamento) dos principais grandes expoentes do cinema nos últimos 12 meses no Brasil, todos os gêneros e idades.


2. O fitness ficou divertido

Antes focado em estética e desempenho, o universo fitness agora incorpora o humor como elemento essencial. Vídeos que mostram os perrengues da academia e desafios engraçados viralizam no TikTok e Instagram Reels, tornando a experiência mais leve e compartilhável. Para as marcas, o humor no fitness representa uma oportunidade de engajamento orgânico.

Fonte: Winnin AI. Relevância (em termos de engajamento) dos principais nichos relacionados à academia nos últimos 12 meses no Brasil, todos os gêneros e idades.

3. Limpeza e organização como experiência sensorial

A faxina deixou de ser apenas uma obrigação e virou um nicho de conteúdo envolvente. Vídeos de antes & depois, organização e limpeza profunda trazem satisfação visual e são percebidos como um novo "me-time" (um momento de prazer e autocuidado). Marcas podem aproveitar esse movimento posicionando seus produtos como facilitadores de bem-estar e estilo de vida.

Fonte: Winnin.AI. Relevância (em termos de engajamento) dos temas nos últimos 3 anos. Todos os gêneros e idades. Mundo.

4. Futebol além dos estereótipos

O futebol já não tem gênero definido. O engajamento feminino no esporte cresce tanto entre torcedoras quanto em criadoras de conteúdo que analisam táticas, cultura de arquibancada e bastidores do jogo. A Geração Alpha tem consolidado um futebol mais inclusivo, e marcas que enxergarem esse movimento podem se conectar de forma autêntica com novas torcedoras.

Fonte: Winnin.AI. Audiência dos temas nos últimos 3 anos. Todos os gêneros e idades. Brasil.

5. O novo rosto do empreendedorismo brasileiro

O empreendedorismo feminino tem se destacado especialmente no mercado financeiro. Mulheres compartilham suas trajetórias e desafios, inspirando outras a investir e gerir seus negócios. Para marcas do setor financeiro, apoiar essas comunidades e destacar histórias reais pode ajudar a democratizar o acesso à informação e fidelizar novas consumidoras.

Fonte: Winnin.AI. Engajamento versus visualizações dos temas nos últimos 3 anos. Todos os gêneros e idades. Brasil.

“A tecnologia da Winnin permite analisar e compreender o comportamento dos consumidores com uma escala e profundidade sem precedentes. Com isso, as marcas conseguem criar estratégias mais relevantes oferecendo conteúdos mais personalizados que, além de fortalecer a conexão com o público, aceleram o crescimento do seu negócio. São dados de comportamento que ajudam as marcas a construir comunidades fiéis, que se identificam com seus valores e se tornam defensoras da marca”, salienta Gian Martinez, CEO da Winnin.