SmartPR lista as principais oportunidades para o mercado no próximo ano
A SmartPR divulgou projeções para a área de comunicação corporativa em 2024.
"Os clientes estão cada dia mais exigentes e, ano após ano, diferentes setores das empresas passam a entender a importância da imprensa para os objetivos de negócio, gerando conquistas que vão muito além da comunicação", analisa a fundadora do Grupo Smart, Silse Martell.
A consultoria explica que o próximo ano não será tão diferente de 2023 em relação à insegurança econômica, ao ambiente político tenso e à aceleração das inovações tecnológicas, mas o índice de confiança do consumidor tende a cair cerca de 10%. Nesse contexto, o trabalho de PR torna-se cada vez mais desafiador e algumas mudanças já começam a sinalizar um novo rumo para o mercado. O primeiro indício é que a pressão por resultados de assessoria de imprensa é cada vez maior.
Confira as principais projeções de comunicação da SmartPR:
Comunidades digitais
Marcas inovadoras vão continuar a investir em comunidades digitais para reunir pessoas com interesses em comum que navegam entre ferramentas, consumindo e compartilhando informações.
Ser a marca que promove conteúdos úteis para essas comunidades é uma estratégia que se paga no longo prazo.
Blogs
Os blogs voltam a ser o coração das estratégias de conteúdo e das comunidades digitais, e têm um papel fundamental para awareness, tráfego e autoridade de marca.
Empresas que têm um blog conquistam 13 vezes mais resultados, de acordo com uma pesquisa da ferramenta Semrush.
Podcasts
Os podcasts vão continuar a crescer e, em 2024, a influência dos produtores desse tipo de conteúdo deve se expandir também.
Influenciadores
Conforme uma pesquisa do IAB Brasil, 92% dos brasileiros seguem dicas de influenciadores digitais. Para profissionais de assessoria de imprensa e de marketing digital, é fundamental aprender a selecionar e trabalhar com os diversos tipos de influenciadores.
ESG
ESG é pré-requisito, e não diferencial. Cada vez mais as pautas ambientais e responsabilidade com a sociedade se tornam um compromisso das companhias com seus públicos, e ignorar cada um desses fatores no momento de comunicar uma marca, não é uma opção.
(Imagem: Marvin Meyer/Unsplash)