Pesquisa da Infobip ainda revela que 67% dos brasileiros já fizeram compra após receberem anúncios por mensagem
A Infobip apresentou uma nova pesquisa sobre o comportamento dos consumidores brasileiros diante de anúncios e ofertas realizadas em canais digitais como mensagens de texto, e-mails e chatbots. O levantamento aponta que 51% confiam mais em uma oferta ou desconto recebidos por mensagem de texto do que em anúncios de sites e mídias sociais. O estudo foi conduzido pela Broadminded e entrevistou 1.071 pessoas.
"Esses dados vão ao encontro do sucesso que conferimos entre empresas que implementaram soluções de plataformas como RCS, por exemplo, que permite enviar mensagens multimídias com campanhas para clientes, além da troca de mensagens via WhatsApp, chatbots e e-mails marketing. Os brasileiros confirmam que sentem mais confiança ao receberem esses anúncios via mensagem do que em pop ups, ou banners de sites, por exemplo", diz Caio Borges, country manager da Infobip no Brasil.
Em relação à confiança, as mensagens digitais superam os anúncios tradicionais presentes no ambiente online. Em contrapartida, 32% dos entrevistados expressaram desconfiança em relação a essa abordagem, o que sugere que, embora as mensagens digitais sejam poderosas, ainda há um espaço significativo para as empresas melhorarem a confiança do consumidor.
Além disso, 67% dos entrevistados afirmaram que já realizaram uma compra após receberem ofertas por meios digitais, como mensagens de texto por SMS, WhatsApp ou por e-mails. Contra esse dado, apenas 27% não se sentiram impulsionados a fazerem compras após receberem as mensagens e 10% não sabem se as mensagens foram as responsáveis pela decisão.
Esses dados podem sugerir a eficácia do marketing digital direto, insinuando que as corporações podem ter benefícios ao enviar ofertas personalizadas e direcionadas por meio de canais digitais. Quando separados por gênero, esse número quase se iguala, ou seja, tanto homens (56%) quanto mulheres (55%) decidem por uma compra após receberem ofertas por esses meios.
Quando separados por faixa etária, o público entre 35 e 44 anos é o que menos resiste a uma compra após receber uma oferta por mensagem. De acordo com o estudo, 73% já adquiriram um produto ou serviço influenciados por mensagens publicitárias, enquanto 19% não compraram nada e 8% foram indiferentes.
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