Estamos na era dos influenciadores e das celebridades. Basta passear pelas redes sociais para notar a importância que algumas pessoas conquistaram para parcelas cada vez maiores de fãs e seguidores.
Se refletirmos sobre o ecossistema de informação da era digital, vamos perceber claramente que, ter uma marca pessoal forte hoje em dia, pode ser a melhor alavanca para impulsionar negócios mais rapidamente.
Mas ter uma marca pessoal forte é apenas o primeiro passo. O segundo é: como monetizá-la?
Existem vários fatores que atuam diretamente nesse processo e que não podem ser desconsiderados por quem pretende gerar negócios a partir de sua imagem pessoal.
Selecionei 7 dicas que certamente vão te ajudar a alcançar esse objetivo. Confira:
1. Seu nome é sua verdadeira marca
Não existe marca mais importante que seu próprio nome. Sabendo disso, trate-o com muita responsabilidade. Crie um ambiente para aumentar sua credibilidade. Você pode fazer isso mostrando a seus potenciais clientes – por meio de conteúdo nas redes sociais, por exemplo – suas soluções, como se relaciona com o mercado e os eventos relevantes que frequenta.
Outro benefício de uma marca pessoal poderosa é que, ao abrir uma empresa ou lançar um produto, sua audiência tende a contribuir para a prosperidade da iniciativa. Um exemplo é o empresário Flavio Augusto, que hoje possui mais de 3 milhões de seguidores em sua página Geração de Valor no Facebook. Como ele é dono da escola de idiomas WiseUp, sua audiência contribui para aumentar os clientes em sua rede de escolas.
2. Pessoas amam pessoas
Quando tratamos de psicologia de consumo e níveis de conexão dos potenciais clientes com marcas de produtos ou de empresas, é preciso estar ciente de uma situação: dificilmente existe conexão emocional entre um consumidor e uma pessoa jurídica. Isso porque se trata de uma associação comercial, que é processada pelo neocortex (cérebro racional).
Quando tratamos de pessoas, porém, essa conexão muda. O relacionamento entre seres humanos está diretamente ligado ao sistema límbico (emocional) e você pode utilizar isso a seu favor.
Um exemplo disso é a Apple, que possui consumidores apaixonados por ela no mundo inteiro. Isso acontece por conta de seu fundador, Steve Jobs, que conseguia estabelecer esse link emocional com os fãs da marca.
As empresas vitoriosas do futuro não só terão um grande líder interno, mas também um líder público poderoso – justamente por conta do fato de as pessoas (potenciais clientes) amarem outras pessoas, o que pode ocasionar o chamado “efeito celebridade”.
3. Associe-se a uma causa
Ter a imagem associada a algo maior do que você propicia um senso de responsabilidade – e também de comunidade – muito poderoso. Quando tratamos de causas, estamos lidando diretamente com as crenças e os valores de pessoas que compactuam do mesmo sentimento, o que colabora para criar laços de identificação. Pelo que você luta? Qual é o porquê de seu negócio?
4. A melhor forma de ficar rico é fazer com que os outros fiquem ricos
Você vai ficar rico quando ajudar as pessoas a ficarem ricas. Essa é uma máxima que diz respeito ao quanto você realmente ajuda seu público a resolver seus problemas.
É preciso entregar valor, e muitas vezes isso é algo intangível. O McDonald´s, por exemplo, muito mais do que vender lanches, entrega agilidade e economia de tempo.
Você deve deixar bem explícita qual é sua entrega e os benefícios que o cliente terá ao te contratar.
A pergunta-chave de seu potencial contratante é: “Em que você pode me ajudar?”
5. Transforme sua audiência em clientes
Lembre-se de uma coisa importante: você precisa transformar sua audiência em clientes. Assim que isso acontece, ela se torna mais receptiva e você continua sempre gerando valor. Esse é o caminho para transformá-lo em seu fã, estabelecendo uma ligação emocional entre você e seu cliente.
6. A manutenção de sua rede de relacionamento é essencial
Reconquistar um cliente pode custar até 10 vezes mais do que o valor para convertê-lo na primeira vez. Por isso, trabalhe ativamente para preservar seus relacionamentos comerciais. Um cliente vai se tornar seu fã se você ajudá-lo sempre; não só agora.
7. Crie intimidade
Muito mais do que saber de sua vida, o que vai fazer com que as pessoas se conectem profundamente com sua marca pessoal, você precisa ter capacidade de fazer efetivamente parte da intimidade das pessoas. Os clientes ouvem músicas em seus momentos alegres e tristes, no quarto, na sala – e o mesmo acontece com um livro. Por meio de conteúdo relevante, você começa a fazer parte da vida de seus seguidores em lugares ou ocasiões de intimidade, o que favorece a conexão com essa pessoa.
Rafa Prado é consultor e movimentou mais de R$ 20 milhões com a criação de produtos digitais, eventos e imersões no exterior com personalidades e alto empresariado