Dados da Influency.me apontaram que as "publis disfarçadas" são as preferidas entre o público

A Influency.me apresentou uma pesquisa que apontou que 75% das pessoas já adquiriram algum produto de beleza após assistirem a uma publicidade feita por algum influenciador digital.

De acordo com o levantamento, 60% dos respondentes afirmaram que preferem conteúdos que mostrem a rotina de cuidados pessoais e a opinião de quem está gravando. Dentro desse público, os formatos de "maquia e fala" e "arrume-se comigo" estão entre os preferidos do público.

“O segmento de beleza e skin care é um dos mais robustos dentro da influência digital, com uma grande oferta de criadores de conteúdo para todos os estilos e gostos. Ao seguir um influenciador com quem você se identifica, sua opinião sobre um novo produto pode ser o diferencial entre comprá-lo ou a procurar outro produto", explicou Rodrigo Azevedo, CEO da Influency.me.

Entre os tipos de publicidade, as chamadas "disfarçadas", ou seja, que não parecem publicidade, são as preferidas de 12% das pessoas.

Já na hora de buscar informações sobre um produto, 39% dos respondentes afirmaram que pesquisam nas redes sociais e site oficial das marcas. Em seguida, aparecem as buscas por vídeos no YouTube e TikTok, produzidos por influenciadores de beleza, com 25%.

“As redes sociais são fonte de informação sobre produtos de beleza de variadas formas. Influenciadores de beleza podem atuar no Instagram, YouTube, TikTok... E existe público para todas as redes. Cada tipo de conteúdo é adequado para um momento de interesse do consumidor e as plataformas se complementam”, explica o CEO da Influency.me.

Segundo a pesquisa, 40% das pessoas afirmaram que a principal razão que os leva a assistir uma publicidade até o final são de lançamentos que se propõem a resolver algum problema, em vídeos que expliquem como o produto funciona.

“O universo da influência digital é amplo e, no segmento de beleza, esse cenário é ainda mais diversificado. Influenciadores que dialogam com seu público transmitem credibilidade, pois a audiência se sente inserida em seu dia a dia. Ou seja, se o influenciador utiliza determinado produto e sua pele se mantém visivelmente saudável, é sinal de que posso comprá-lo, também”, conclui o CEO.

Já sobre o relacionamento das pessoas com as marcas, o levantamento apontou que 42% dos respondentes afirmaram que o principal motivo que os leva a seguir alguma marca nas redes sociais são as dicas e tutoriais sobre os produtos, seguido pela identificação de posicionamento (25%) e informações sobre descontos e promoções (21%).

"As estratégias nesse nicho costumam ser somadas, o que incluem ativações em mais de uma rede social, com influenciadores que conversem com diversos públicos e mais de um tipo de campanha. O influenciador pode apresentar o produto em um primeiro momento, inseri-lo em sua rotina de cuidados pessoais e, depois, oferecer desconto para quem utilizar seu cupom”, completou Azevedo.

A pesquisa foi realizada entre janeiro e fevereiro deste ano e ouviu mais de 150 pessoas.