Pesquisa feita pela All in e Opinion Box analisou as tendências do varejo, voltadas para o consumo online e fortalecidas pelas redes sociais
Uma pesquisa realizada pela All in em parceria com a Opinion Box apontou quais são as tendências de consumo nas redes sociais. De acordo com os dados, 87% dos consumidores fazem compras online e 75% deles usam as redes sociais para buscar produtos.
O estudo ouviu 1.087 pessoas, sendo homens e mulheres de várias classes sociais, com idade acima de 16 anos.
"Os consumidores desenvolveram mais confiança para realizar compras digitais em decorrência da pandemia e esses novos hábitos resultam na necessidade de desenvolvimento desse mercado, a fim de atender as demandas dos consumidores que seguem em constante evolução”, afirmou Ricardo Rodrigues, head de produto na All in.
Por causa da pandemia do coronavírus iniciada em 2020, o setor varejista sofreu mudanças. Desde então, os hábitos adotados no período passaram a fazer parte da vida do consumidor mesmo no pós pandemia, fazendo com que o mercado online crescesse, como é o caso do Social Commerce e Live Commerce.
Segundo a análise, 61% dos consumidores são adeptos ao live commerce pelos descontos exclusivos das transmissões e, além disso, o Instagram obteve destaque como a rede social mais utilizada para pesquisar, comprar e avaliar produtos, sendo 70%. Ao todo, 31% dos consumidores afirmam que tem costume de comprar mensalmente e 21% já compram online toda semana.
“Esse movimento reforça a necessidade das lojas online mostrarem o máximo sobre os produtos que ofertam, uma vez que não é possível ter uma experiência presencial como na loja física”, completou Rodrigues.
Já com relação ao público ouvido para a pesquisa, 64% das mulheres procuram por comentários sobre a experiência de compra de outros consumidores (avaliações), contra 55% dos homens. Além disso, 65% do público AB procura por mais imagens e fotos de produtos nas redes sociais, contra 55% CDE.
A pesquisa também apontou que a ameaça existente de golpes online é um receio para 52% das pessoas que realizam compras via plataformas digitais.
Outro dado mostrado na pesquisa é 78% dos entrevistados preferem realizar compras via redes sociais. Destes, 48% das pessoas na faixa etária 50+ preferem o Facebook para essa finalidade, contra 42% de 30 a 49 anos e 32% de 16 a 29 anos.
Mas, para quem prefere comprar pelas redes sociais, 55% acreditam que é mais fácil para pesquisar e 45% optam pela praticidade.
“Todos esses dados são importantes para apresentar um novo cenário para os varejistas e dar acesso à informações relevantes que com certeza irão contribuir para possíveis melhorias e investimentos em seus perfis nas redes sociais, além de guiá-los durante a constante evolução dos modelos de venda no comércio online”, finalizou Ricardo.