O estudo 'CX Trends' ainda aponta que 84% dos consumidores participam de programas de fidelidade
A Octadesk em parceria com o Opinion Box publicou o estudo CX Trends 2024 rev elando que os programas de fidelidade, ou programas de recompensas, se destacam como uma poderosa estratégia para reter clientes e incentivá-los a continuar comprando de uma determinada empresa.
O estudo mostra que 76% dos consumidores se sentem mais inclinados a comprar de empresas ou marcas que oferecem programas de fidelidade. Além de recompensas, a participação em programas de fidelidade pode agilizar e simplificar o processo de compra, já que muitas empresas armazenam as informações, permitindo que os clientes concluam seus pedidos rapidamente.
"Os consumidores desejam acumular pontos que possam ser trocados por incentivos. Portanto, é essencial oferecer uma contrapartida que realmente encante o cliente", diz Rodrigo Ricco, fundador e diretor da Octadesk.
O levantamento ainda destaca que 84% dos consumidores participam de programas de fidelidade de empresas ou marcas mesmo que de vez em quando, e apenas 16% disseram que raramente ou nunca participam. Entre os principais motivos que incentivam a participação em programas de fidelidade, 37% dos consumidores apontaram a facilidade de acumular recompensas, 41% os descontos exclusivos e 49% preferem o acúmulo de milhas ou pontos para viagens.
Já sobre o tipo de recompensa ou benefício mais valorizado, 61% mencionaram pontos que podem ser trocados por recompensas, 44% descontos em futuras compras, 43% acesso a produtos ou serviços gratuitos, 29% brindes ou presentes, e 14% o acesso a eventos exclusivos.