Realizada em parceria com a Nielsen, pesquisa revelou que 80% dos profissionais observaram um aumento na eficiência do trabalho
Em um novo estudo, o IAB Brasil revelou que 80% dos profissionais de marketing de diversas empresas brasileiras estão incorporando a IA em suas estratégias. Realizado em parceria com a Nielsen, o estudo 'Decodificando os desafios da IA no mercado de publicidade digital' fornece uma visão de como as organizações estão se beneficiando dessas tecnologias emergentes.
Os dados mostram que 80% dos respondentes observaram um aumento na eficiência do trabalho, enquanto 68% destacaram uma melhora na velocidade dos processos.
Embora a adoção da IA ainda seja recente, o mercado demonstra um envolvimento significativo. Na verdade, a maioria (74%) dos entrevistados dessas empresas está em seus primeiros anos de uso dessa tecnologia, sendo que 41% a utilizam há apenas 1 a 2 anos.
Além de promover eficiência e agilidade, a IA também tem contribuído na tomada de decisões mais assertiva (49%), na redução de custos (37%) e na melhora da experiência do cliente (34%).
A pesquisa destaca que a criação de conteúdo (71%) é a aplicação mais popular de IA no marketing digital, seguida pela análise de dados e insights (68%) e otimização de campanhas (53%). A inteligência artificial também tem se mostrado eficaz em tarefas como automação de marketing, chatbots e segmentação de audiências, evidenciando uma demanda por soluções que melhorem a personalização e a comunicação com os consumidores.
Embora 43% dos respondentes ainda não saibam como alocar seu orçamento para IA em 2025, uma grande parte (44%) planeja aumentar o investimento nas ferramentas de inteligência artificial. Isso reflete uma confiança crescente na tecnologia e em sua capacidade de gerar resultados significativos, especialmente na melhoria da comunicação e no fortalecimento das relações com os consumidores.
(Crédito: Foto de Steve Johnson na Unsplash)