Pesquisa encomendada pela Serasa à Opinion Box aponta ticket médio de até R$ 100 para 47% dos respondentes

O estudo, ‘Gastos com futebol’, encomendado pela Serasa e realizado pela consultoria Opinion Box, aponta que 81% dos entrevistados afirmarams ter gastos mensais relacionados ao esporte como camisas, ingressos, serviços de streaming e programas de sócio-torcedor.

O relatório foi apresentado nesta segunda-feira (7), em evento no Museu do Futebol, em São Paulo, com a presença da jogadora Formiga. A divulgação foi mediada pela jornalista Karine Alves, com apresentação de Felipe Schepers, diretor do Instituto Opinion Box, e de Fernando Gambaro, especialista em educação financeira da Serasa.

Realizado com 2.940 pessoas de diferentes regiões do país, faixas etárias e classes sociais, o levantamento mostra que, para 45% desse grupo, o valor médio gasto mensalmente não ultrapassa R$ 100, mas há quem invista mais:

Ticket médio mensal com futebol
Até R$100 45%
Entre R$101 e R$300 27%
Acima de R$300 9%
Não tem gastos mensais 19%
Proporção da renda comprometida
Até 5% 65%
Entre 6% e 10% 20%
Entre 11% e 20% 10%
Acima de 20% 5%

Outro dado apontado foi que 61% dos entrevistados acreditam que os gastos com futebol afetam suas economias e se tornaram um ‘luxo fora do alcance para o público geral’. Apesar disso, 53% já se planejam financeiramente para comparecer a eventos presenciais até 2027, como Brasileirão (41%), Copa do Brasil (38%) e Libertadores (25%).

Planejamento financeiro até 2027
Até R$250 18%
Entre R$251 e R$500 18%
Entre R$501 e R$1.000 20%
Entre R$1.001 e R$5.000 25%
Acima de R$5.000 8%
Ainda não sabem 11%

Em termos de preferência, as camisas dos clubes lideram os gastos com 71%, seguidas por outros produtos licenciados (35%), ingressos para assistir aos jogos (34%) e streamings ou pay-per-view (32%). Ainda aparecem entre os itens mais citados: videogames, apostas, viagens e programas de sócio-torcedor.

Quando perguntados sobre como assistem aos jogos, apenas 23% indicaram o estádio como palco. A preferência continua sendo a TV aberta (75%) e a TV fechada (55%), mas chama a atenção que o consumo via YouTube (42%) e plataformas de streaming (31%) já se aproxima dos níveis da televisão tradicional.

O movimento também é refletido pela comoção gerada por campeonatos internacionais: 9% já têm como meta estar presentes nos próximos mundiais de clubes. Além disso, 32% afirmam que estariam dispostos a pagar mais caro por experiências exclusivas com seu time do coração.

(Crédito da foto: Divulgação)