InstitutoZ e YouPix revelam cinco razões pelas quais essa geração se conecta tão rapidamente com criadores de conteúdo
Um estudo realizado pelo InstitutoZ, da Trope, em parceria com a YouPix, revela que 84% dos jovens da Geração Z consomem conteúdo de influenciadores diariamente. O levantamento também revelou que mais da metade (51%) passa mais de sete horas por dia conectada, sendo os smartphones (97%) e computadores (46%) os dispositivos mais utilizados.
Para Luiz Menezes, fundador da Trope, essa alta taxa de consumo está diretamente relacionada à conexão emocional que os jovens estabelecem com os criadores de conteúdo. “Esse público-alvo enxerga as personalidades que decidem acompanhar como autênticas, próximas e, principalmente, conectadas às experiências e interesses que possuem. Isso faz com que queiram cada vez mais estar em contato com o que é publicado”, afirma.
Com base nos dados coletados, Trope e YouPix identificaram cinco razões principais que explicam essa forte conexão da Geração Z com os influenciadores digitais:
Autenticidade e identificação
A Gen Z valoriza marcas e criadores que transmitem autenticidade. Influenciadores são percebidos como pessoas reais, compartilhando suas vidas e opiniões de forma transparente e próxima do público.
Educação e inspiração
Plataformas como YouTube e TikTok são vistas como ferramentas de aprendizado. Para 35% dos entrevistados, o conteúdo precisa ser interessante e relevante, enquanto 23% avaliam até mesmo a formação acadêmica e certificações dos criadores.
Comunidade e pertencimento
A interação com influenciadores nas redes sociais promove um senso de comunidade, algo essencial para uma geração que busca conexões genuínas mesmo no ambiente digital.
Relevância cultural
Criadores de conteúdo influenciam tendências e moldam comportamentos. O estudo aponta que 75% dos entrevistados consideram influenciadores relevantes para suas escolhas de filmes e séries, 59% já seguiram recomendações de viagem, eventos sociais e restaurantes, e 89% adotaram novos hábitos saudáveis de alimentação e exercícios devido à influência dos creators.
Desconfiança nas instituições tradicionais
Em contraste com as mídias tradicionais ou a publicidade das grandes marcas, os influenciadores são vistos como uma fonte de informação mais confiável, especialmente por uma geração que questiona formas tradicionais de autoridade.
O impacto da influência digital
O estudo também mostrou que 78% da Geração Z acredita que a influência dos criadores de conteúdo é equilibrada, com impactos tanto positivos quanto negativos. Entre os temas que mais geram sinergia entre influenciadores e a Gen Z, destacam-se diversidade e inclusão (54%), empoderamento pessoal e autenticidade (54%) e estilo de vida saudável e bem-estar (44%).
"A influência não está só no alcance ou na conversão imediata, mas na construção de repertório e na forma como os influenciadores traduzem cultura e comportamento em linguagem nativa e autêntica. Marcas que engessam o processo criativo com briefings rígidos perdem a maior contribuição dos creators: criatividade e conexão genuína com a audiência", conclui Rafaela Lotto, CEO da YouPix.