Flávia Giordano, diretora de marketing da empresa, conta ao propmark sobre as estratégias de comunicação usadas nas campanhas da marca

Há mais de dois séculos, a Faber-Castell usa da criatividade como a sua principal estratégia para se manter atual e conectada com o seu público, que está cada vez mais diverso e exigente.

A empresa conta com uma gama enorme de produtos em seu portfólio e realiza um trabalho ativo de escuta dos feedbacks para se manter fixa na memória dos consumidores, além de buscar por novas formas de criar conexões.

Segundo Flávia Giordano, diretora de marketing da Faber-Castell, um dos principais papéis da marca atualmente é incentivar a criatividade do seu público e, por isso, a empresa tem investido em ações tanto digitais quanto presenciais, como foi o caso da CCXP23.

"Ao se aproximar do público de forma presencial e integrada, temos a oportunidade de impulsionar a criatividade por meio dos nossos produtos e incentivar as pessoas a expressarem suas ideias e emoções", explicou a executiva.

Ao propmark, Flávia ainda conta sobre o processo de criação das campanhas e a importância de manter a mente criativa no mercado. Leia a entrevista na íntegra:

Flávia Giordano, diretora de marketing da Faber-Castell (Divulgação)

Como a Faber-Castell encara o papel da criatividade em seu processo de inovação?
Da mesma forma que buscamos incentivar a criatividade junto ao público de todas as idades, na Faber-Castell nós também reconhecemos a criatividade como um elemento fundamental para o processo de inovação. Acreditamos que a criatividade é ferramenta que permeia todo o nosso processo de desenvolvimento de produtos, desde a pesquisa, o desenvolvimento e até a comunicação.

Como a criatividade é incorporada nas campanhas de publicidade da Faber-Castell?
Nossas campanhas publicitárias são criadas com o objetivo de estabelecer uma ligação emocional com o público, refletindo a essência da marca. Neste ano, por exemplo, nós levamos a linha MultiMark para a CCXP23 e a nossa ideia era proporcionar uma estrutura imersiva que refletisse o espírito do produto, demonstrando o seu uso de maneira instagramável em diversas superfícies de uma casa, convidando nosso público a experimentação e criatividade. Ao se aproximar do público de forma presencial e integrada, temos a oportunidade de impulsionar a criatividade por meio dos nossos produtos e incentivar as pessoas a expressarem suas ideias e emoções, já que acreditamos que a criatividade é uma jornada pessoal acessível a todos.

Como a Faber-Castell incorpora a criatividade em suas estratégias de marketing para se destacar em um mercado competitivo?
A criatividade é essencial para a Faber-Castell e, assim como a incentivamos junto ao nosso público. Conduzida por uma dedicada equipe de Customer and Market Insights (CMI), nosso ponto de partida é sempre a compreensão das necessidades e comportamentos do nosso público-alvo.

Há alguma campanha específica que tenha gerado um impacto significativo no envolvimento do público?
Como parte da nossa estratégia de investir em experiências imersivas, lançamos em março de 2023 a campanha "Lente da Criatividade", a partir do conceito "a criatividade em suas mãos" para demonstrar como a criatividade pode estar presente em diversos momentos do nosso dia a dia. Ao todo, foram cinco ativações em diferentes espaços. Uma delas transformou as viagens nos vagões da linha 2-verde do metrô de São Paulo em uma experiência criativa e instagramável, com ilustrações dos artistas do coletivo Nalata Art Makers. A outra, em parceria com a companhia aérea Azul, convidamos os passageiros a soltarem a imaginação durante o trajeto do voo, promovendo uma viagem leve e divertida a partir de cartões-postais criativos. Outro exemplo é a campanha "Assuma o Risco", lançada em agosto de 2023 em parceria com o TikTok para falar das canetas Fine Pen e GrifPen. Desenvolvida para a geração Z, integramos a nossa marca com TikTok e adotamos o conceito "TikTok First", utilizamos uma estética que é característica da plataforma e que mantém a coesão com as preferências de consumo da geração mais jovem, sendo um sucesso na plataforma.

Quais são os desafios comuns enfrentados ao integrar a criatividade em processos de desenvolvimento e publicidade, e como a Faber-Castell os aborda?
Assim como qualquer outra marca, vivemos em um contexto que se transforma rapidamente em decorrência da evolução tecnológica e de outras discussões de grande importância que impactam a sociedade, nosso papel é manter uma comunicação autêntica e próxima, independentemente de qualquer questão. Ao longo do tempo, viemos adaptando nossas estratégias para refletir as mudanças nas preferências e comportamentos do consumidor.

Como a Faber-Castell se mantém atualizada com as tendências criativas e inovações no mercado?
Nós acompanhamos as tendências criativas e inovações de mercado tendo sempre como foco os nossos consumidores. Além de pesquisas para identificar os produtos e experiências ideais, priorizamos a escuta ativa dos feedbacks do nosso público, obtidos de maneiras diversas, como por meio do SAC, redes sociais e do Ateliê Aberto, comunidade no Facebook. Essa interação constante com nossa comunidade nos permite não apenas manter uma sintonia com as suas preferências, mas também adaptar continuamente nossas estratégias de marketing, garantindo que os produtos da Faber-Castell permaneçam relevantes e inspiradores em meio às dinâmicas mudanças do mercado.

Como você enxerga o papel da criatividade evoluindo na Faber-Castell no futuro?
A Faber-Castell é uma companhia que existe há mais de dois séculos e, desde então, vem se renovando constantemente para se manter atual e alinhada com os públicos de todas as idades – ao longo desse período, a criatividade tem sido sempre um dos nossos pilares de atuação mais sólidos. Acreditamos que, no futuro, a criatividade continuará no nosso DNA, nos guiando na missão de incentivar uma mentalidade criativa que impulsione positivamente a sociedade.