Victor Fonseca, vice-presidente de licenciamento da Paramount América Latina, conta os detalhes da inauguração
A cidade de São Paulo vai entrar, oficialmente, na "Fenda do Biquíni" neste sábado (20), com a inauguração do restaurante do Bob Esponja, desenho da Nickelodeon que marcou a infância das crianças nascidas nos anos 2000.
O "Bob Esponja — Burguer & Restaurante", fruto da parceria entre o canal de televisão por assinatura estadunidense Paramount e Fan&Food, ficará localizado no Itaim Bibi, zona oeste da metrópole, e contará com espaços temáticos ao longo de seus mais de mil metros quadrados divididos em dois andares, três operações de alimentação, uma loja e dois espaços kids.
Segundo Victor Fonseca, vice-presidente de licenciamento da Paramount América Latina, a ideia de abrir o restaurante no Brasil foi norteada por dados da empresa que apontaram que o Brasil é um dos maiores mercados do mundo quando o assunto é o desenho.
"Nossos níveis de awareness da marca Nickelodeon e Bob Esponja são altíssimos, pessoas que gostam da marca, confiam nela, pais, fãs e os consumidores, em geral", explicou o executivo.
Ao propmark, ele conta mais sobre a ideia do restaurante e o que os clientes podem esperar do estabelecimento.
Como surgiu a ideia de trazer um restaurante do Bob Esponja para o Brasil?
A ideia do restaurante surgiu em consequência do awareness que o personagem tem no mercado brasileiro. O Brasil é um dos maiores mercados do mundo para o Bob Esponja, o conhecimento do personagem é gigante e existe uma legião de fãs do personagem e do universo Bob Esponja. Além disso, com base nas pesquisas que nós fazemos, o Bob Esponja aparece com altos índices de conhecimento e os fãs declararam que gostariam de ter uma experiência diferente com o desenho. Isso norteou o projeto.
Vocês têm algum número do impacto do personagem no Brasil?
Certos números são confidenciais, mas posso garantir que nossos níveis de awareness da marca Nickelodeon e Bob Esponja são altíssimos, pessoas que gostam da marca, confiam nela, pais, fãs e os consumidores, em geral. Esses dados fizeram com que a gente se convencesse de que valeria a pena apostar no personagem para trazê-lo numa experiência temática.
Como será feita a estratégia de comunicação do lançamento?
A comunicação está sendo feita muito voltada para mídias sociais e digital, onde existe um engajamento gigantesco com as páginas do personagem, as páginas também de Nickelodeon. Além de um perfil exclusivo para o restaurante, no qual, junto com o parceiro Fan&Food, construímos uma estratégia que já está rendendo um engajamento fantástico, com aumento de seguidores diários, em quantidade impressionante, que vem impulsionando toda a divulgação.
O Bob Esponja também é conhecido pelos seus memes, então isso facilitou muito a inserção nesta linguagem digital e temos conseguido divulgar o projeto, sem perder a essência do personagem, nem a forma divertida da Nick e do Bob Esponja de se comunicar.
Quais serão as ações para os fãs do desenho no restaurante?
O restaurante é um espaço para todo mundo: para a família, para os fãs, todos poderão se divertir. Teremos diferentes ambientes como o espaço Fast-food, a Casa do Bob Esponja que é a área de Fine Dining com pratos assinados pela chef Heaven Delhaye, o lounge do Holandês Voador, com petiscos e bebidas de um menu especial, dois Espaço Kids, com muitos brinquedos e diversão, e a Bob Esponja Store com itens especiais para que todos os fãs possam levar um pouco deste universo para casa.
Os itens do restaurante estão vindo de fora do país?
Nós temos uma rede de licenciados muito extensa aqui no Brasil, são mais de 150 licenciados que trabalham com o personagem em diversos segmentos e categorias. Então os produtos, em sua maioria, estão sendo adquiridos localmente dos nossos licenciados oficiais.
Por que vocês escolheram o Itaim Bibi?
Primeiro escolhemos São Paulo por ser a principal cidade brasileira e América Latina. Além disso, São Paulo tem um mercado da gastronomia muito desenvolvido e o bairro do Itaim, é um lugar vibrante, com vida empresarial e noturna e já pensávamos em um restaurante que pudesse oferecer opções para um público diverso, desde um executivo aqui na região que venha almoçar o Fine Dinning, até uma família que venha se divertir no fim de semana.