Yui Yeop, líder da banda Rapercussion, que fez uma turnê em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, está na Coluna Conexão Ásia
Se tem uma coisa que a Coreia do Sul sabe fazer muito bem é propaganda cultural. O K-pop e os K-dramas estão aí para comprovar. Mas e quando um grupo musical vira embaixador da cultura brasileira para os próprios brasileiros? Pois é o que acontece toda vez que a Rapercussion vem ao país.
Isso porque são tão apaixonados pela música daqui que contagiam o público, a mídia e os artistas dos quais eles mesmos são fãs. Nessa entrevista, o líder da banda, Yui Yeop, fala sobre o impacto dessa turnê que incluiu São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro.
Um encanto dividido com parte dos demais músicos que vieram nessa visita: Linda Floresta, vocal; Min Kyu Jun, baixo; CK, guitarra; Recto Luz, bateria; e os percussionistas Jan Dee e Dorang.
A música de vocês evidencia como a arte pode servir de ponte para conectar pessoas e culturas. Como se sentem sendo essa ponte?
A ideia de que a arte conecta pessoas e culturas é maravilhosa. Mesmo com línguas e contextos diferentes, poder sentir as mesmas emoções e compartilhar experiências através da música é uma bênção. Nunca imaginamos que tantas pessoas no Brasil abraçariam nossa música dessa forma. É uma grande honra.
Quais elementos da cultura brasileira vocês acham que poderiam atrair mais interesse do público coreano?
O ritmo da batucada vem conquistando cada vez mais espaço na Coreia. Os organizadores de eventos estão particularmente interessados nesse estilo. Realizamos mais de 100 apresentações por ano e podemos sentir esse crescimento de perto. Vale destacar a produção artística dos shows no Brasil. A direção de palco, os sistemas de som e os elementos visuais são incrivelmente bem desenvolvidos.
O que vocês acham da popularidade do K-drama e do K-pop no Brasil?
Eles se tornaram conteúdos amados em todo o mundo. Um dos fatores para o sucesso global da cultura coreana foi o seu sistema bem estruturado. Outro aspecto importante é a cultura do fandom (comunidades de fãs). O Brasil tem muitos fãs apaixonados pela cultura coreana e um dos motivos do sucesso do K-pop é justamente a forte conexão entre os artistas e os fãs. Além do K-drama e do K-pop, achamos que os webtoons coreanos (histórias em quadrinho digitais) merecem mais destaque no Brasil. Eles estão crescendo em popularidade e há histórias incríveis para explorar.

Já fizeram campanhas publicitárias no Brasil? E na Coreia?
Ainda não, mas já trabalhamos várias marcas na Coreia. Entre algumas mais conhecidas: Samsung, LG, Shake Shack e Nike. Além disso, em 2018, colaboramos com a Hyundai como a equipe oficial de apoio da Fan Park na Copa do Mundo, onde lançamos uma música especial para o evento.
O que acham do destaque que o cinema coreano tem no cenário mundial?
Acreditamos que os diretores de cinema coreanos são verdadeiros gênios. Os profissionais da indústria cinematográfica coreana são extremamente dedicados e trabalham incansavelmente, sempre se apoiando mutuamente.
Leia a entrevista completa na edição do propmark de 14 de abril de 2025