Rede atacadista aposta em uma campanha ancorada em promoções e num navio que leva o nome da marca

Da primeira loja, na zona leste de São Paulo, até hoje passaram-se 50 anos. Em meio século, o Assaí Atacadista ganhou 290 unidades e se expandiu para 24 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Para comemorar a data, a marca varejista aposta em uma campanha robusta, com atenção para as diferenças regionais e ancorada na promoção que sorteará, entre outras coisas, viagens no navio Assaí.    

Com criação e planejamento da StarMKT e produção e mídia da BETC Havas, a campanha foram adaptadas às diferentes regiões em que a companhia atua, homenageando cada cultura local.

Para isso, a comunicação traz os artistas Bell Marques, Gaby Amarantos, Michel Teló, Simone Mendes e Xande de Pilares representando as regiões Nordeste, Norte, Sul, Centro-Oeste e Sudeste, respectivamente.

"O Assaí tem uma forte estratégia de regionalização, atuando de forma muito próxima nas regiões onde está presente, seja por meio do sortimento, parcerias com fornecedores locais, patrocínios a eventos culturais e esportivos", disse Marly Yamamoto, diretora-executiva de marketing e gestão de clientes do Assaí Atacadista.

Estratégia massiva
Teremos um plano de comunicação 360° massivo, incluindo mídia on e offline ao longo dos quatro meses de campanha. Para começar, destaco a comunicação nas nossas lojas, afinal é onde a campanha acontece. Preparamos todo um enxoval de peças para que as unidades estejam “vestidas” para o período com comunicação em diversos pontos, além de camisetas para toda a equipe. Também teremos mobiliário urbano, outdoors, formatos inovadores como leds em estações de metrô, inclusive áudios sobre a campanha em algumas estações de São Paulo, ônibus envelopado, mídia programática, além de toda a parte de divulgação em TV aberta e fechada e rádios por todo o Brasil. Para o digital, vale destacar o time de influenciadores que contratamos como Gil do Vigor, liderando as comunicações, juntamente com Márcia Sensitiva, Larissa Gloor e Vivi Cake, além de microinfluenciadores regionais, reforçando a estratégia do Assaí de estar cada vez mais próximo dos seus clientes.

Marly Yamamoto, diretora-executiva de marketing e gestão de clientes do Assaí Atacadista (Divulgação)

Regionalização
Entrando nesse ponto da regionalização, não posso deixar de reforçar os cinco artistas que simbolizam o Brasil nessa campanha. Para este ano temos Bell Marques, Gaby Amarantos, Michel Teló, Simone Mendes e Xande de Pilares representando as regiões Nordeste, Norte, Sul, Centro-Oeste e Sudeste, respectivamente, atuando juntos no nosso vídeo principal, mas também teremos desdobramentos nas peças usando a imagem de cada um deles, sejam juntos ou separadamente. Vale frisar que esperamos atingir 8 bilhões de impacto ao longo da campanha. Como esquenta para o aniversário dos 50 anos, colocamos um relógio cenográfico em forma de bolo na Av. Paulista, 1814, lugar icônico na cidade de São Paulo, em parceria com o Grupo FourMidiaEmFoco. O bolo tem as cores da marca Assaí e, no topo, traz a vela em formato do selo de 50 anos que já vem sendo usado em todas as comunicações da Companhia desde o início do ano. Durante a noite, a “vela” se acende dando ainda mais destaque para o emblemático selo de 50 anos. A ação representa o quanto o Assaí quer comemorar o seu aniversário com todos os clientes com muito preço baixo e prêmios jamais vistos no segmento.

Navio Assaí
50 anos é um marco, ainda mais na história do Assaí. Ao longo dessas cincos décadas crescemos exponencialmente, nos tornando a rede alimentar com maior presença nos lares brasileiros: o Assaí está presente em 1 a 4 lares do Brasil, de acordo com a pesquisa NielsenIQ HomeScan. Além disso, nos últimos três anos inauguramos 115 lojas em todas as regiões do Brasil, estamos implementamos serviços até então inéditos em lojas de atacarejo, tudo isso para levar mais conveniência, variedade e preço baixo para todos os brasileiros. Nos transformarmos ao longo das décadas e temos uma história muito bonita no mercado brasileiro, com paixão pelo que fazemos. Também vale reforçar que o Aniversário do Assaí se trata da nossa maior ação promocional do ano e, exatamente por isso, um momento muito especial para nós, ainda mais este ano que completamos cinco décadas de existência. É uma estratégia em que trabalharmos com o reforço da fidelização dos(as) nossos(as) clientes e, também, para mostrar os nossos diferenciais, além, claro, de ser uma maneira de atrair maior fluxo para as nossas unidades.

Comunicação integrada
O Assaí tem uma forte estratégia de regionalização, atuando de forma muito próxima nas regiões onde está presente, seja por meio do sortimento, parcerias com fornecedores locais, patrocínios a eventos culturais e esportivos e, ainda, em suas ações de marketing, não só para oferecer a melhor experiência de compras para todos os clientes como também para fortalecer sua marca perante seus stakeholders. Portanto, como os 50 anos é uma data tão importante para nós, decidimos investir em uma ação que trouxesse essa proximidade com nosso público em cada região do Brasil, homenageando a cultura local. Escolhemos artistas que representam o nosso país e são queridos pelos brasileiros. Parte deles já representaram o Assaí anteriormente, como o querido Bell Marques, que é garoto propaganda do Assaí no Nordeste desde 2022. Este ano, também passamos a contar com o Michel Teló em nosso elenco de artistas, e que agora se junta à maior campanha nossa de aniversário. E não temos dúvidas de que a escolha desses cincos artistas fortalecerá ainda mais a marca do Assaí em todas as regiões do Brasil.