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Compreender o comportamento do consumidor no meio digital é um grande desafio para as marcas, seja pela velocidade das informações atualizadas minuto a minuto, ou pela busca da atenção de um usuário que navega em multi-telas. O que fazer para atender às necessidades desse novo consumidor conectado? 

A pesquisa comportamental é um dos métodos que traz muitos insights para as empresas que buscam um entendimento maior dos seus respectivos consumidores. Os resultados de uma pesquisa agregam maior percepção e informações do público-alvo. 

A realização de pesquisas demanda recursos, metodologia apurada e investimento. Inicialmente, é preciso entender as carências que, em determinado momento, os usuários têm. Assim, é possível definir os objetivos e desenvolver um briefing que possa levar informações suficientes para a estruturação dos questionários, definição do target e amostragem. 

Após o briefing e os objetivos alinhados, inicia-se o processo de aplicação na amostragem determinada. Vale destacar a riqueza de informações que um focus group oferece, pois com este método o público-alvo fica ciente do seu protagonismo em uma pesquisa e entrega cada vez mais informações valiosas para quem a realiza. 

Quando todo o trabalho de campo e tabulação é encerrado, inicia-se a análise da imensa quantidade de dados gerados e, finalmente chegamos às conclusões do que foi buscado. 

Compartilhar com o mercado esse tipo de material garante um avanço das frentes de comunicação auxiliando os veículos, as agências e os anunciantes a entender o comportamento e as motivações de seu público-alvo, e principalmente, levar melhores soluções a ele.

Angélica Okamoto é diretora de marketing do Grupo NZN