Fernando Justus Fischer, superintendente de negócios e comercialização do SBT, fala sobre prioridades, integração com conteúdos e a busca por protagonismo no ecossistema de mídia brasileiro

O SBT vive um dos momentos mais movimentados de sua história recente, marcado por reestruturação interna, chegada de novos executivos, ampliação de parcerias estratégicas e projetos de grande visibilidade como o ‘The Voice Brasil’, o novo canal SBT News e a Copa do Mundo de 2026.

No centro dessa agenda, está Fernando Justus Fischer, profissional com mais de duas décadas no Grupo Silvio Santos e que retorna ao comando da área de negócios e comercialização com a missão de fortalecer a relação com o mercado publicitário e impulsionar a presença multiplataforma da emissora. Em meio ao avanço da TV conectada, novos formatos comerciais e à preparação para grandes eventos esportivos, ele fala sobre prioridades, integração com conteúdos e a busca por protagonismo no ecossistema de mídia brasileiro.

Você está de volta ao SBT em um momento importante para a emissora. O que motivou seu retorno e quais são as prioridades nessa nova fase à frente da superintendência de negócios e comercialização?

Na verdade, foi apenas um breve intervalo fora do dia a dia da emissora, mas mantendo-me por perto. Foi um período curto em que migrei para o Grupo Silvio Santos em um momento de transição de gestão na holding. Tenho mais de 27 anos de SBT e Grupo Silvio Santos, com ampla experiência em negócios, mercado e relações institucionais. A prioridade a partir de agora é impulsionar a inovação, respeitando e equilibrando o DNA da emissora, o que chamamos de ‘SBT Raiz’, às novas demandas de um mercado que pede cada vez mais multicanalidade, personalização e interatividade. Meu trabalho visa a gerar impacto do SBT no mercado e também na experiência do telespectador.

Fernando Justus Fischer, superintendente de negócios e comercialização do SBT | Imagem: Rogerio Pallatta/SBT

Como você enxerga o atual posicionamento do SBT no mercado publicitário e quais frentes estão sendo trabalhadas para fortalecer essa relação com marcas e agências?

O público nos enxerga como uma emissora bastante querida e o mercado também compartilha essa percepção. E nossa entrega corresponde à nossa venda. Nosso trabalho concentra seriedade e força comercial, levando credibilidade para as agências trabalharem junto aos seus clientes, sempre com foco nos resultados para os anunciantes. Cada plano comercial do SBT carrega um pouco da história da marca, todo o legado construído por Silvio Santos e que agora tem continuidade com as filhas, em um trabalho sério de governança. Nossa presença dentro do sistema publicitário será cada vez maior e com maior representatividade e relevância.

O que muda na estrutura comercial com a sua chegada? Há novas diretrizes, equipes ou formatos sendo implementados?

O mercado está em transição diariamente. Adaptamo-nos a cada mudança, buscando sinergia, comunicação clara e negócios que sejam bons para todos os lados. Além dos atendimentos tradicionais dentro das agências, temos o time digital e multiplataforma, bem como nossos “key accounts”, que atendem de maneira centralizada às necessidades de nossos clientes estratégicos. Também temos a equipe regional, que comercializa a programação local de nossas regionais e afiliadas. Mantivemos praticamente a mesma estrutura, e o portfólio de formatos segue forte.

O SBT tem um portfólio de formatos muito fortes — do entretenimento ao jornalismo. Como o setor comercial tem se articulado com as demais áreas da emissora para gerar novas oportunidades de negócios?

No entretenimento, jornalismo e esportes, as novidades chegam na mesma medida em que inovações vão sendo implementadas. Somos especialistas em criação de conteúdo e nada melhor do que levar essa expertise também para o universo das marcas. Nossa área de solutions trabalha o tempo todo dedicada a pensar em formas de ampliar a comunicação de nossos anunciantes em todas as mídias onde os conteúdos do SBT possam reverberar.

O reality ‘The Voice Brasil’, agora sob o guarda-chuva do SBT, é um dos grandes projetos do ano. Como foi o processo de negociação e o que esse formato representa em termos de estratégia de conteúdo e comercialização?

O ‘The Voice Brasil’, nesta nova fase, foi uma parceria a várias mãos, entre o Disney+, o SBT e a Formata Produções com o Boninho. Foi um projeto muito bem desenhado e o consideramos um grande sucesso. A entrega comercial traz excelentes frutos e o resultado de audiência tem sido animador.

Leia a íntegra da reportagem na edição impressa de 1 de dezembro.

Imagem do topo: Rogerio Pallatta/SBT