Considerado o 'pai do marketing moderno', ele se juntará ao corpo docente da ESPM como professor emérito e vai lecionar em curso da faculdade
A ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) anunciou que Philip Kotler, reconhecido como o ‘pai do marketing moderno’, se juntará ao corpo docente da instituição como professor emérito. Kotler vai lecionar, de forma remota, o curso ‘Strategic H2H Marketing’.
Previsto para fevereiro de 2025, o ‘Strategic H2H Marketing’ terá duração de um semestre, com 32 encontros de três horas. Voltado para executivos, CMOs e profissionais interessados em novas perspectivas de marketing, a ESPM afirma que as 40 vagas presenciais e 40 online buscam garantir interação próxima com os professores participantes, entre eles, Waldemar Pfoertsch, coautor do livro ‘Marketing H2H’.
Nesta quarta-feira (13), a instituição realizou uma MasterClass gratuita com Kotler, que compartilhou suas visões sobre o futuro do marketing e introduziu o novo curso. Marcos Bedendo, professor da ESPM e coautor da edição brasileira do livro "Marketing H2H", também marcou presença.
O curso
Marcos Bedendo conta que a seleção de docentes para o novo curso foi criteriosa e pensada para proporcionar o maior impacto possível aos alunos. Bedendo lembra que, além de Kotler, o curso também será conduzido por Waldemar Pfoertsch e outros nomes influentes no mercado, trazendo uma base acadêmica sólida e uma perspectiva de inovação no marketing.
"Esse é um curso preparado com muito cuidado. Não é longo, mas ele pega muito nos pontos de mudança que o 'Marketing H2H' traz. Vamos ter a participação dos autores internacionais, como Kotler e Pfoertsch, e também uma curadoria cuidadosa de professores que trabalharam nas áreas e têm conhecimento técnico e acadêmico", explica, destacando ainda que os professores convidados darão poucas aulas cada um, para focarem em temas específicos que trazem "o principal impacto possível" ao mercado.
Além dos autores internacionais, o curso contará com a presença de pelo menos cinco CMOs de empresas de destaque, que vão compartilhar suas experiências e práticas com os alunos. "A gente vai trazer pelo menos cinco CMOs de impacto no mercado, que, de fato, são pessoas relevantes que vão poder trazer seus casos e discussões mais relevantes das suas empresas para o ambiente dos alunos. Vão discutir realmente o que está acontecendo no dia a dia da empresa e como eles estão trazendo os novos conceitos na prática", afirma.
A relação de Kotler com o Brasil
Philip Kotler é uma referência para o marketing mundial, inclusive no Brasil. Sua influência e ideias se estendem em diversos campos: acadêmico, profissional e empresarial. “É muito difícil, na verdade, você estudar ou falar sobre marketing sem passar pelo Kotler. Claro que ele não foi a primeira pessoa a falar ou usar o termo marketing, mas ele fundou basicamente a ideia da administração de marketing, né? Desde os anos 1960 ele trabalha em cima do marketing e tem uma perspectiva de vir evoluindo o marketing de acordo com o tempo”, explica Marcos, professor e coautor da edição brasileira do livro "Marketing H2H".
"Ele é uma referência muito grande. Então o impacto que ele tem no mundo do marketing realmente é tremendo, é por isso que chama tanta atenção quando escreve, quando ele lança um livro, ou quando, no caso aqui, se torna professor numa instituição como a ESPM", Marcos Bedendo
O professor da ESPM reitera a importância de tê-lo ministrando um curso no país e explica que, apesar de Kotler influenciar mais o Brasil do que o contrário, ele gosta do país por enxergar uma percepção diferente. "O Kotler gosta do Brasil e ele tem uma percepção que é um lugar humanizado, que a gente tem essas relações humanas mais presentes, uma relação de serviço, inclusive de envolvimento com o serviço que é um pouco maior do que você vê nos Estados Unidos ou até alguns países da Europa", finaliza.