As marcas estão cada vez mais engajadas pela emoção e sua capacidade de gerar sentimentos positivos

Rob Cesternino se aventurou no mundo dos podcasts em 2010, quando o mercado ainda não sabia ao certo o potencial de crescimento deste ambiente, que se consolidou como filão de oportunidades para criadores de conteúdo e marcas.

Desempregado à época, Cesternino idealizou o programa ‘Rob Has a Podcast’ (RHAP), e não se arrepende. Hoje, o RHAP tem mais de 2,5 mil patrocinadores que apoiam o conteúdo gerado sobre o universo dos reality shows.

“Depois de 15 anos, continuo construindo a minha comunidade. As pessoas querem saber o que acontece nos realities”, testemunha o criador e host do canal que já ganhou cinco vezes o 'People Choice Podcast Awards', incluindo o 'People’s Choice Podcast of 2015'.  

Cesternino participou da sessão ‘Connecting with Audiences Beyond the Spotlight’, realizada na tarde do domingo (9), durante a 39ª edição do South by Southwest (SXSW), festival de inovação realizado entre os dias 7 e 15 de março, em Austin, no Texas (EUA). Heather Osgood (True Native Media) mediou o painel que ainda recebeu Hilary Shafer (Veritone One) e Mattia Verzella (Triton Digital).

“Descobrimos tantas pessoas que queriam acompanhar os realities. Criar engajamento com a audiência foi o que mais me fascinou”, confessa Cesternino. A influencer Hilary Shafer chama a atenção para a importância de identificar o perfil dos seus seguidores.

Heather Osgood (True Native Media), Rob Cesternino (Rob Has a Podcast), Hilary Shafer (Veritone One) e Mattia Verzella (Triton Digital)

Autenticidade é o mantra para alcançá-los. “As pessoas não querem saber da marca ou produto e sim da experiência promovida”, ressalta Hilary. “Mensagens precisam ser genuínas e devem estar alinhadas aos valores da marca”, alerta Cesternino. O projeto precisa evoluir em parceria. “O desafio é gerar um conteúdo consistente, que realmente se conecte de forma profunda com a comunidade”, atenta Hilary.

Segundo o VP of programmatic partnerships da Triton Digital, Mattia Verzella, a procura das pessoas é crescente por podcasts incorporados à estratégia de marketing das empresas. “As marcas estão cada vez mais engajadas pela emoção e sua capacidade de gerar sentimentos positivos”, observa.

Da transparência vem o reconhecimento. “O podcast é uma das mídias mais confiáveis. Cerca de 80% das pessoas recomendam”, conta Verzella. Cesternino lembra que o podcast é um tipo de programa que a pessoa escolhe para seguir. “Os podcasters são reconhecidos como autoridade em um determinado assunto, e precisam continuar o aprendizado para seguir como fonte confiável de seus fãs”, orienta.

Verzella sugere que o podcaster explore um tema específico. “Adultos são expostos a mais de 20 horas de conteúdo ao dia nos Estados Unidos. A concorrência hoje é muito acirrada. Generalistas correm o risco de ficarem esquecidos em meio à sobrecarga de mídia”, avisa.