Lucia Bittar explica por que a geração Z é tão importante para as marcas, principalmente para o setor de tecnologia

A geração Z virou objeto de desejo de grandes marcas, como a Samsung, que investem boa parte de seus recursos tentando decifrar esses jovens. Na entrevista a seguir, Lucia Bittar, diretora de marketing mobile experience da Samsung Brasil - maior fabricante de celulares do mundo -, explica por que esses jovens são tão importantes, principalmente para o setor de tecnologia, afinal é uma geração ultraconectada.

“Formada por indivíduos nascidos entre a segunda metade dos anos 1990 e 2010, a geração Z tem ganhado influência na definição de novas tendências de consumo. Em tecnologia, isso é ainda mais forte, já que a Z é altamente conectada”, ressalta Lucia. E acrescenta: “Além de exercer influência sobre pessoas de diferentes idades, esta geração também tem impacto significativo no mercado”, indica a executiva.

Por que a geração Z se tornou alvo preferencial da Samsung?
Falar com os mais jovens é objetivo da grande maioria das marcas, já que contribui para a perenidade, mas isso não significa renunciar aos demais públicos. Nosso compromisso é atender às necessidades e desejos de diferentes perfis e gerações e seguir investindo em inovação para transformar a relação das pessoas com a tecnologia. Isto é traduzido no nosso amplo portfólio com diferentes produtos para diferentes necessidades. Formada por indivíduos nascidos entre a segunda metade dos anos 1990 e 2010, a geração Z tem ganhado influência na definição de novas tendências de consumo. Em tecnologia, isso é ainda mais forte, já que a Z é altamente conectada. Além de exercer influência sobre pessoas de diferentes idades, esta geração também tem impacto significativo no mercado. Sendo nativos digitais, as possibilidades de criar formas de conexão com eles são praticamente ilimitadas. O objetivo de se comunicar com a geração Z é global, porém, sempre existe o cuidado de dar “um flavor local” aos projetos e às ações de cada país. Para que as novidades cheguem aos consumidores, não importando a geração, trabalhamos com uma estratégia de mix de mídia 360º, de modo que a gente possa estar presente na TV aberta, no digital, OOH e em plataformas como TikTok, entre outras. Sabemos que é um desafio diário e, por meio de curadorias e adaptações, buscamos sempre adequar o conteúdo à mídia escolhida. Pensando nisso, a Samsung lançou em 2021, o Future Generation Lab, área estratégica global voltada para estreitar os laços com as novas gerações, com ênfase inicial na Z. Esse grupo é composto por colaboradores na casa dos 20 anos, pertencentes à Z, escolhidos para orientar a empresa no desenvolvimento de iniciativas, produtos e serviços direcionados a esse público.  Aqui no Brasil, um pouco antes das Olimpíadas, divulgamos uma campanha que aposta na memória afetiva trazida pela escadaria que marcou o primeiro “voo” público de Rayssa Leal. No filme, ela faz uma das manobras mais famosas de skate, o heelflip, que algum tempo depois a transformaria em uma das estrelas do esporte brasileiro. Intitulado ‘Flip eterno’, o filme simboliza a jornada da Rayssa, que se iniciou em sua cidade natal, Imperatriz (MA), com imagens que mostram a versatilidade do novo dobrável da Samsung para acompanhar as pessoas em suas atividades diárias. Rayssa foi escolhida como uma de nossas embaixadoras primeiramente em função dos valores que carrega: desafiar limites e busca da excelência, como nosso propósito de marca. Mas sua escolha também aconteceu pela sua conexão com a geração Z.

Qual é o consumo da geração Z no Brasil?
O consumo da geração Z, suas escolhas e decisões de compras tendem a refletir seus valores. De certa forma, as marcas são vistas como pessoas, com opiniões, princípios e altíssimo simbolismo. Esse público quer saber a origem dos produtos que consome e se as empresas responsáveis por eles têm uma posição bem clara em relação a questões sociais e de sustentabilidade, por exemplo. Além disso, esperam que as marcas estejam presentes nas redes sociais de forma autêntica e relevante. A geração Z tem um comportamento de consumo mais focado em empresas que defendem suas ideias e apoiam movimentos, como por exemplo redução de impactos ambientais. Aqui, na Samsung, expandimos nossa conexão com os brasileiros sem perder a consistência e o alinhamento com nossa estratégia global. Buscamos pensar ´fora da caixa´para apresentar nosso portfólio de forma criativa e impactante. Estamos em contato constante com os fãs da marca, que sempre nos oferecem insights poderosos sobre como podemos disponibilizar produtos e serviços, com novas tecnologias que chegam aos nossos produtos e ajudam a transformar hábitos. Estes jovens, já nascidos em tempos de redes sociais, esperam que as marcas os tratem como únicos e que viabilizem uma comunicação de duas vias, ou seja, querem ser ouvidos. Isto é uma grande mudança no marketing. Antes as empresas simplesmente enviavam suas mensagens, caracterizando comunicação de mão única. Hoje, recebem feedback constante de seus usuários e fãs e se quiserem se fortalecer, precisam ouvir e atuar.

Leia a íntegra da reportagem na edição impressa do dia 9 de setembro.