Paula Mageste, CEO da Condé Nast, fala sobre os negócios da Vogue no país e a adaptação para as novas redes sociais
A revista Vogue foi lançada nos Estados Unidos há 125 anos e, de lá para cá, a publicação ganhou 21 edições espalhadas pelos quatro continentes. No Brasil, a revista começou a ser produzida em 1975 pela editora Três e atualmente é feita pela joint venture Globo Condé Nast.
Além da edição, a Vogue Brasil também se firmou como um dos principais nortes da moda nacional, com um “quê” de exclusividade por conta dos seus eventos privativos que acontecem ao longo do ano, sendo o principal o tradicional Baile da Vogue. Neste ano, o baile será realizado no dia 3 de fevereiro, no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, e terá como tema ‘Galáctika’, inspirado no espaço sideral.
Além disso, a festa contará com patrocínio da Beefeater, Havaianas e Rabanne. Mais recente, a revista também lançou o seu primeiro livro, o InVogue, que conta a história de 52 mulheres da moda, incluindo Costanza Pascolato, empresária e consultora de moda brasileira. Ao propmark, Paula Mageste, CEO da Condé Nast, conta sobre os negócios da Vogue no país e a adaptação para as novas redes sociais.
Para além da revista e site, quais são os outros negócios envolvendo a Vogue?
Existe todo um universo Vogue, construído pela presença da marca em diversas plataformas. Há muito tempo a Vogue é muito mais que uma revista, mais que um site. Promovemos eventos, temos um braço forte de educação, lançamos nosso primeiro livro, pretendemos licenciar produtos. O Instagram da Vogue Brasil é um dos cinco mais relevantes da comunidade Vogue global, com 4,3 milhões de seguidores apaixonados por moda e lifestyle. A experiência da marca se dá não apenas em cada um desses pilares individualmente, mas também no cruzamento entre eles. O livro vira exposição e evento, o curso envolve uma experiência presencial com o time e pode resultar em algo no impresso e no digital. Tudo se conecta para potencializar a essência da marca.
Qual é a agência por trás das estratégias de comunicação da Vogue e como é feito esse trabalho?
As estratégias são feitas por nós, internamente, num trabalho colaborativo entre todas as áreas: redação, eventos, marketing e comercial. Definimos nossos objetivos, de médio/longo prazo e os pontuais, pensamos o papel que cada área terá nessa comunicação e construímos juntos as mensagens e seus desdobramentos em cada plataforma. Contamos com o apoio da Index na finalização e na execução de parte dessa estratégia.
Entre os produtos da Vogue, tem o tradicional Baile da Vogue. Como estão as preparações para a edição de 2024?
Estamos a todo vapor. Quando acaba um baile já começam os preparativos para o seguinte. É um evento grandioso, complexo, que envolve muitos parceiros e fornecedores. Será no dia 3 de fevereiro, no Copacabana Palace, e terá como tema ‘Galáctika’, e será inspirado no espaço sideral, que foi anunciado em um evento de pré-baile que fizemos em São Paulo.
Quais são as marcas e as ativações que estarão no baile neste ano?
Neste ano, nós teremos grandes marcas conosco, como Beefeater, Havaianas e Rabanne. Agora, sobre as ativações eu não posso abrir porque elas serão surpresas para os nossos convidados.
Quantas marcas participaram do Baile da Vogue de 2023 e qual é a expectativa para 2024?
Nos últimos dois anos tivemos 27 marcas presentes no baile, com diversos tamanhos de cota e formatos de participação. Muitos patrocinadores têm estado conosco por anos seguidos, o que muito nos orgulha. Em alguns segmentos mais disputados há marcas aguardando alguma não-renovação para assumir o patrocínio.
Recentemente, a Vogue lançou o “InVogue”. Como vocês pensaram esse lançamento?
Tínhamos o sonho de publicar livros, assim como faz a Vogue americana, por exemplo. Com o apoio institucional de Mantecorp Skincare, conseguimos concretizar esse projeto de contar as histórias de 52 mulheres muito diversas, falar sobre sua relação com a moda, sobre peças, pessoas e momentos que moldaram seu estilo. O livro é mais do que lindas imagens de moda; é sobre a jornada dessas mulheres, com muitas emoções envolvidas. Como este primeiro livro não foi vendido — foi um presente para parceiros Vogue e Mantecorp Skincare —, qualquer pessoa pôde fazer o download gratuito no site de Vogue.
Em 2023, a Vogue promoveu a sua primeira festa de Réveillon. Como esse projeto foi pensado? Teve parceiros envolvidos?
Nossa festa foi no campo de golfe do FRAD.E, complexo residencial de luxo onde também está o Hotel Fasano Angra dos Reis. Um cenário maravilhoso, esquema all-inclusive, com atrações bacanas para animar a noite, como show de Fernanda Abreu, os DJs Birds of Mind, conhecidos do circuito Mykonos-Paris, e também Luisa Viscardi e Sô Lyma. Diferentemente do baile, um evento apenas para convidados, o Réveillon teve venda de ingressos individuais, mesas e camarotes, para que mais gente pudesse experimentar o jeito cool de celebrar de Vogue. Nossos parceiros foram a BFerraz, que faz lindamente nossos bailes, FRAD.E e Fasano.
Leia a íntegra da entrevista na edição impressa do dia 22 de janeiro