Marketing H2H (human to human), automação de processos e avanço no uso da inteligência artificial são desafios que movem esses profissionais
A edição 2024 da lista com os CMOs de destaque do ano, selecionados pela ABA & propmark, traz profissionais C-levels que estão construindo marcas fortes e relevantes, explicou Sandra Martinelli, CEO da ABA e membro do Executive Committee da WFA.
“Eles estão enxergando as inúmeras oportunidades que elas (marcas) têm para se destacar nesse novo cenário cada vez mais competitivo e complexo, e se conectando com os consumidores de forma autêntica e criativa.”
Segundo a executiva, são líderes com um olhar disruptivo, que estão navegando por esse novo cenário de transformação digital com agilidade e inovação, utilizando as ferramentas tecnológicas a seu favor, criando campanhas e iniciativas que redefinem os padrões da indústria.
“Com experiências que encantam e engajam seu público-alvo, eles atendem os anseios de um novo consumidor, que deseja se conectar com marcas que não somente ofereçam soluções para ele, mas que gerem impacto positivo na sociedade, fortalecendo agendas urgentes, como ESG e DE&I”, diz Sandra.
Para a CEO da ABA, que representa os anunciantes do país, alguns dos principais desafios surgem junto de tendências e, sendo a publicidade digital a que mais cresce no mundo todo, é normal que o cenário esteja mais atrelado a esse ambiente.
“É o caso da IA que, ao mesmo tempo em que está permitindo muitos avanços e inovações no marketing, como estratégias de comunicações mais assertivas e personalizadas devido à análise de dados cada vez mais eficaz, também impõe riscos éticos e exige um uso responsável por parte dos profissionais.”
Sandra destaca que um grande desafio para os anunciantes que a ABA vem tratando nos útimos anos é quanto à reputação das marcas, “que está cada vez mais em xeque com os consumidores mais empoderados, vigilantes e também com o aumento do uso das redes sociais, que se tornaram verdadeiros SACs, onde as marcas passaram a ficar expostas e sujeitas a crises, o que exige uma atenção redobrada e um monitoramento contínuo desses canais pelas marcas”, reflete ela.
Ainda sobre reputação, ela entra em jogo diante de duas das principais agendas que as marcas precisam abraçar hoje: ESG e DE&I.
Leia a matéria completa na edição do propmark de 9 de dezembro de 2024