Reconhecimento no Prêmio Melhroes do propmarkr marca um ano de entregas da associação e Sandra Martinelli detalha prioridades que moldam a atuação dos anunciantes

O ano de 2025 consolidou para a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) um ciclo de entregas que atravessou debates estruturais, evolução de métricas, publicações inéditas e uma atuação próxima dos órgãos reguladores. A agenda intensa, distribuída entre advocacy, produção técnica e ampliação do diálogo com o ecossistema de comunicação, resultou no reconhecimento da entidade como Entidade do Ano no Prêmio Melhores do propmark.

A premiação simboliza um momento em que temas como IA generativa, integridade da informação, publicidade responsável, métricas cross media e mudanças regulatórias passaram a exigir maior coordenação entre anunciantes, plataformas, agências e veículos. Nesse contexto, a ABA ampliou sua atuação em comitês, grupos de trabalho e articulações institucionais, além de aprofundar discussões sobre modelos contemporâneos de marketing.

Entre as entregas que marcaram o ano, está o lançamento do livro ‘Futuros conectados: A evolução da mídia’, coordenado pela CEO Sandra Martinelli e que reúne reflexões de 35 líderes da comunicação. Em paralelo, a entidade intensificou seu pilar de advocacy ao participar de audiência pública no Supremo Tribunal Federal sobre restrições à publicidade. Representada pela presidente Nelcina Tropardi, a ABA defendeu a autorregulação e a liberdade de expressão como princípios estruturantes para o setor.

A agenda de eventos também ga- nhou novos desdobramentos. O Branding@ABA & Record 2025, por exemplo, discutiu neurobranding e neuromarketing, enquanto o Summit ABA 2025 encerrou o calendário do ano com a presença de Raja Rajamannar, CMO global da Mastercard, que apresentou a tese do marketing quântico. Os encontros envolveram líderes de anunciantes e parceiros.

Além das agendas domésticas, a ABA manteve em 2025 uma atuação ativa no cenário internacional por meio de sua conexão com a World Federation of Advertisers (WFA). Essa interlocução permitiu antecipar dilemas discutidos em outros mercados e adaptar debates para a realidade brasileira, reforçando o papel da ABA como ponte entre anunciantes locais e padrões internacionais de boas práticas.

Em entrevista ao propmark, Sandra Martinelli, CEO da ABA e integrante do Executive Committee da WFA, avalia que o reconhecimento como Entidade do Ano é consequência de uma atuação contínua e colaborativa. “A conquista do prêmio é fruto de uma atuação contínua, estratégica e pautada na mobilização do marketing para transformar os negócios e a sociedade e no protagonismo colaborativo”, afirma.

Sandra Martinelli: autorregulação, integridade da informação e inteligência artificial | Imagem: Alê Oliveira

Sandra enfatiza ainda que o ano foi marcado por iniciativas como o avanço em boas práticas de IA no marketing, premiadas pelo Marketing Best; a impulsão da mensuração cross media, com o ‘Guia ABA de métricas OOH’; a curadoria do Summit com Rajamannar; e o fortalecimento da Confraria das Mulheres Dirigentes de Entidades, que chegou ao seu terceiro ano. Outro destaque foi a participação da entidade em debates sobre segurança de marca, desinformação e integridade da informação climática, incluindo a contribuição à ‘Carta compromisso pela integridade da informação climática na publicidade digital’.

Leia a íntegra da reportagem na edição impressa de 1 de dezembro.