Encontro, que aconteceu nesta terça (25), levou em debate o papel do comunicador na era de transições que estamos vivendo

Tendo como tema “Transições: contextos, tecnologias e competências que vão transformar ainda mais a comunicação empresarial”, a 8ª edição do Aberje Trends abordou assuntos como: a era de transição social, cultural, energética e demográfica. O evento aconteceu nesta terça-feira (25), no Teatro Bravo, em São Paulo.

O mercado de comunicação empresarial do Brasil movimentará este ano cerca de R$ 36 bilhões, de acordo com dados da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Esse cenário coloca os comunicadores sob pressão, tendo que gerir cada vez mais crises, sendo conselheiros dos CEOs, próximos do centro de decisão.

“Cada vez mais o comunicador precisa ter a qualificação de gestor. Mas gerir esse orçamento ficou mais complexo nessa era das grandes transições, como a que vivemos agora. Estamos falando de transição social, tecnológica, mas sobretudo energética, com a demanda dessa questão urgente, que é a crise climática”, explica Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje, que fez a abertura do evento.

Com isso, a expectativa deste trabalho é cada vez maior. Principalmente em um cenário de polarização, a pressão sobre gestores e comunicadores faz com que se altere o equilíbrio das próprias emoções.

“A Aberje, por sua vez, tem se esmerado cada vez mais para enfrentarmos juntos todas essas tensões e transições em um ambiente acolhedor, no qual podemos falar das nossas fraquezas e ansiedades, com a certeza de que isso vai ser acolhido e trabalhado”, diz Hamilton.