Plataforma remove imagens de cupons de desconto inseridas em restaurantes concorrentes e desativa contas responsáveis

O Google Maps retirou do ar a campanha do Burger King que utilizava a plataforma para distribuir cupons de desconto geolocalizados em restaurantes concorrentes. A campanha, que foi ao ar no último sábado (15), durante a Semana do Consumidor, foi removida por violar as diretrizes do serviço.

A estratégia aproveitou o recurso 'Local Guides', que permite que usuários adicionem fotos em locais específicos. O Burger King utilizou essa ferramenta para espalhar imagens de cupons de desconto em estabelecimentos de outras redes de fast-food. Segundo a empresa, a ação foi uma forma criativa de atrair clientes.

No entanto, a estretégia não passou despercebida pelo Google, que tirou a campanha do ar e desativou as contas responsáveis. Em nota, a empresa explicou a decisão:

"As políticas de contribuição de usuários do Google Maps vedam de forma rigorosa a publicação de conteúdo com o objetivo de publicidade ou solicitação. Nós removemos as imagens e desativamos as contas responsáveis.”

A campanha foi desenvolvida pelo Burger King em parceria com a agência AlmapBBDO e envolveu mais de mil pontos de venda concorrentes em 24 estados brasileiros.