Primeiro round do shortlist do festival também traz trabalhos classificados d David, MRM, W+K, Le Pub e Tátil
O D&AD 2025 divulgou nesta terça-feira (20) o primeiro round do shortlist deste ano. A VML tem seis posições para 'Thanks for Coke-creating', case criado para Coca-Cola. A DM9 também emplacou dez peças no shortlist, enquanto Africa Creative e AlmapBBDO têm cinco posições cada uma.
A David São Paulo e a MRM Brasil dois cada uma. Também estão na shortlist trabalhos de Wieden+Kennedy SP, Le Pub SP e Tátil Design, com um finalista cada. Todas as peças podem ser conferidas aqui.
No total, o festival recebeu 11.689 inscrições, de 86 países, número recorde da história do D&AD. O restante da shortlist será revelado nesta quarta (21).
Participaram dos júris 330 profissionais, reunidos em Londres para julgar 44 categorias, como Advertising, Branding, Craft, Design, Engagement & Experience, Health e Impact. O Brasil exportou 16 jurados para o festival nesta edição, sem contar os brasileiros que atuam em outros mercados.
De acordo com a organização, 5% das inscrições vieram do Oriente Médio e Índia; 20% do Reino Unido e Irlanda; 20% de outras regiões da Europa; 31% dos Estados Unidos e Canadá; 4% do Sudeste da Ásia; 5% da Oceania; 5% da América Latina (o Brasil teve aumento de mais de 50% nas inscrições); 5% da China; 5% do Japão e Singapura e 1% da África.
As seguintes categorias estão na primeira shortlist: Book Design, Brand Identity Refresh, Casting, Commerce, Digital Design, Digital Marketing, Direct, Editing, Entertainment, Experiential, Illustration, Music Videos, New Brand Identity, Packaging Design, PR, Radio & Audio, Type Design & Lettering, Typography, Visual Effects, Writing for Advertising e Writing for Design.
"O D&AD 2025 é a maior edição da história até agora, com inscrições de 86 países ao redor do mundo. Também foi o ano mais forte em termos de participação de empresas — um sinal encorajador de que a criatividade inovadora e o compromisso com o craft continuam crescendo em todo o mundo", disse o presidente do festival, Kwame Taylor-Hayford.
A revelação dos vencedores de Lápis da 63ª edição do D&AD será feita durante a cerimônia de premiação nesta quinta-feira (22), no Southback Centre, centro de Londres. Em 2024, o Brasil ganhou 28 Lápis.
Shorlist brasileiro das categorias anunciadas:
Commerce
‘Bouquets for Living Men’, da GUT Los Angeles e Landia, para DoorDash
‘Sport the Fight’, da Wieden+Kennedy São Paulo, Kaus Films e Mugshot, para Nike
‘The Democracy Discount’, da AKQA Berlin/Copenhagen, DaHouse Audio e Form&Fun, para BRLO
‘Makeup Payment’, da MRM Brazil/Almanaque, para Mastercard (Cultural Experience)
Makeup Payment’, da MRM Brazil/Almanaque, para Mastercard (Purchase Experiences)
‘We Buy Your Vote’, da David São Paulo/Carbono Sound Lab/Mol, para Burger King
Digital Marketing
‘One Second Ads’, da Africa Creative, para AB InBev
‘Sounds of The Land’, da SRMG Labs, DaHouse Audio e Piloto, para Billboard Arabia
‘Menopause Mode’, da AlmapBBDO e Compañia Ganso Music, para LG Brasil
‘Whopper Island’, da DM9, para Burger King Brasil (Storytelling)
‘Whopper Island’, da DM9, para Burger King Brasil (User Participation)
‘Rock DNA’, da AlmapBBDO/Acaca/Punch Audio/20Dash, para Billboard Brasil
‘Camdom’, da INNOCEAN Berlin/Pay4Brain, para Billy Boy
‘BK Taste Lawyers’, da AlmapBBDO/Sentimental Films/Jamute, para Burger King
Experiential
‘Clean Sponsorship’, da DM9 e Corazon, para Consul
‘In Transit’, da Area 23 (IPG Health) e Famous Who?, para Callen-Lorde Metropolitan Transportation Authority
‘Thanks for Coke-Creating’, da VML/SugarCane Filmes/Baliprod/Mango Films, para Coca-Cola
Radio & Audio
‘In Transit’, da Area 23 (IPG Health) e Famous Who?, para Callen-Lorde Metropolitan Transportation Authority (Tatical)
‘In Transit’, da Area 23 (IPG Health) e Famous Who?, para Callen-Lorde Metropolitan Transportation Authority (Commercials 30 Seconds & Under)
‘Rock DNA’, da AlmapBBDO/Acaca/Punch Audio/20Dash, para Billboard Brasil
Brand Identity Refresh
‘Natura Naturé’, da Pharus Bright Design e The Box, para Natura
‘Thanks for Coke-Creating’, da VML/SugarCane Filmes/Baliprod/Mango Films, para Coca-Cola
Entertainment
‘Jovem MK - Meu Karma’, da Africa Creative, KondZilla e Czar São Paulo, para KondZilla Jovem MK
‘American Cancer Story’, da Klick Health/Taking Over Films/BUF/AudioInk, para Change The Ref
‘Out-of-Home Matches’, da Le Pub São Paulo, para Heineken
‘47’, da Klick Health/Zombie Studio/Canja Audio Culture, para Café Joyeux
PR
‘In Transit’, da Area 23 (IPG Health) e Famous Who?, para Callen-Lorde Metropolitan Transportation Authority (Single Market)
‘In Transit’, da Area 23 (IPG Health) e Famous Who?, para Callen-Lorde Metropolitan Transportation Authority (Events & Stunts)
‘In Transit’, da Area 23 (IPG Health) e Famous Who?, para Callen-Lorde Metropolitan Transportation Authority (Creative Use of Budget)
'Pizzeria Di Yesterday', da DM9, para Whirlpool
Direct
‘In Transit’, da Area 23 (IPG Health) e Famous Who?, para Callen-Lorde Metropolitan Transportation Authority
‘Thanks for Coke-Creating’, da VML/SugarCane Filmes/Baliprod/Mango Films, para Coca-Cola
‘Blood Aid’, da DM9/Dirty Work, para Dasa
'Prize on the Bone', da DM9, para KFC
Casting
‘In Transit’, da Area 23 (IPG Health) e Famous Who?, para Callen-Lorde Metropolitan Transportation Authority (Events)
‘In Transit’, da Area 23 (IPG Health) e Famous Who?, para Callen-Lorde Metropolitan Transportation Authority (Voice)
Ilustration
‘Shot on Faber-Castell’, da David São Paulo, para Faber- Castell
‘Thanks for Coke-Creating’, da VML/SugarCane Filmes/Baliprod/Mango Films, para Coca-Cola (Integrated)
‘Thanks for Coke-Creating’, da VML/SugarCane Filmes/Baliprod/Mango Films, para Coca-Cola (Publications)
Typography
‘Natura Ryos’, da Tátil Design/Gazpacho, para Natura
‘Thanks for Coke-Creating’, da VML/SugarCane Filmes/Baliprod/Mango Films, para Coca-Cola
New Brand Identity
‘It's Time to (Re)boot’, da AKQA Bloom/Cego Studio/Zebra Studios/Plant, para (re)boot (Enterprise)
‘It's Time to (Re)boot’, da AKQA Bloom/Cego Studio/Zebra Studios/Plant, para (re)boot (B2B)
Music Videos
‘Jovem MK - Meu Karma’, da Africa Creative, KondZilla e Czar São Paulo, para KondZilla Jovem MK (Art Direction)
‘Jovem MK - Meu Karma’, da Africa Creative, KondZilla e Czar São Paulo, para KondZilla Jovem MK (Cinematography)
‘Jovem MK - Meu Karma’, da Africa Creative, KondZilla e Czar São Paulo, para KondZilla Jovem MK (Direction)
Visual Effects
‘Tormenta’, da AlmapBBDO/Mymama Entertainment/Satelite Audio/NASH, para O Boticário