Sondagem anual da Abracom apontou que, em fevereiro deste ano, 30,2% das agências tiveram aumento de 5% a 15% em suas receitas

A Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação) divulgou os resultados do Termômetro de Mercado Abracom, uma sondagem anual realizada para acompanhar o crescimento do setor brasileiro de agências de comunicação corporativa.

De acordo com o relatório, 22,6% das agências reportaram um crescimento de receita acima dos 15%. Além disso, a sondagem da Abracom realizada em fevereiro deste ano também apontou que 30,2% das agências consultadas registraram um aumento significativo de 5% a 15% nas suas receitas em 2023, enquanto 13,2% alcançaram um crescimento mais modesto de até 5%.

Os dados também mostraram que 34% das entrevistadas relataram estabilidade no faturamento em relação ao ano anterior, enquanto 23,1% sofreram uma redução de até 5%.

"O setor tem se tornado cada vez mais estratégico, desempenhando um papel relevante na construção da reputação e da percepção das marcas junto aos stakeholders, sobretudo em um cenário de extrema complexidade do ponto de vista comunicacional que hoje conta com a desinformação, com a inteligência artificial, com influenciadores digitais, com a agenda ESG, entre outras transformações", afirmou Daniel Bruin, presidente da Abracom.

No cenário consolidado de 2023, o levantamento revelou que a lucratividade foi maior para 50,9% das agências em comparação com 2022, enquanto 20,8% permaneceram estáveis e 28,3% registraram queda nos lucros. Dos entrevistados que experimentaram uma diminuição nos lucros, 41,2% deles reportaram à Abracom uma redução maior que 10%.

Já na sondagem realizada em janeiro, 31% das agências entrevistadas relataram um crescimento da receita acima de 15%, enquanto a rentabilidade tinha aumentado para 58% delas, com 30,3% das entrevistadas registrando um aumento do lucro também acima de 15%, no comparativo entre 2021 e 2022. Além disso, aproximadamente 64% das agências experimentaram um aumento de receitas acima de 5% ao fim de 2022.

A pesquisa também revelou os serviços, soluções e consultorias mais vendidos pelas agências em 2023, destacando a assessoria de imprensa (75%), gestão de redes sociais e comunicação digital (41 a 43%) e comunicação interna e consultoria estratégica em comunicação (26%).