CRM, produção audiovisual, pesquisas, inteligência de dados e CX, por exemplo, ganham força para ampliar negócios e obter remuneração
O fee e sucess fee já fazem parte do mix de receitas das agências de publicidade faz tempo. A solução trouxe certo alívio para a dependência da remuneração baseada em comissão pela compra de mídia estabelecida por lei em 20% dos investimentos dos anunciantes.
Mas, com a revisão da regra estabelecida na Lei 4.680/65 na gestão do ministro Sérgio Amaral, que comandou a Secom no primeiro governo FHC, o modelo ficou comprometido e a dependência das BVs ficou encorpada. O Cenp ajudou muito, mas a diversificação de serviços remunerados vem amadurecendo novas formas de atendimento às marcas.
Nesse cenário, pesquisas, análises de dados, CRM, retail media, consumer experience, ativações, eventos, produção audiovisual, relações públicas, projetos sprint, consultorias etc., se aliaram ao discurso embasado pela entrega da criatividade dos times. Com propostas de produto diferenciadas para atrair o interesse dos gestores de branding, marketing e vendas dos anunciantes.

“Sim, nosso negócio não é dependente das verbas de mídia dos anunciantes. Acreditamos que oferecer mais serviços de qualidade e que, de fato, resolvem os problemas dos anunciantes, é o lugar onde queremos estar e também é o lugar onde conseguimos aumentar a entrega dos nossos serviços. Isso porque a parceria agência-anunciante exige que as agências sejam capazes de resolver os problemas de marca e nem sempre a solução é um filme publicitário”, esclarece Ana Clara Grana, copresidente da The Juju, agência do ecossistema Untold.
Ela acrescenta: “Temos agência de dados, de CRM, de pesquisa, de PR e
CX, onde nos plugamos e desplugamos para oferecer o serviço mais adequado para solucionar os briefings e problemas dos nossos clientes. E o cliente não precisa fechar com todos ao mesmo tempo, mas pode recorrer a estes braços sempre que sentir necessidade”, coloca Ana Clara, que afirma ainda que a The Juju oferece soluções integradas, sem barreiras entre disciplinas.
“Com squad multidisciplinares, que vão além da propaganda, independente (e por isso consegue ser mais ágil e mais criativa), presença regional (portanto também não possui barreiras geográficas, resolvendo com qualidade criativa e estratégica entregas integradas para Brasil e outros países da América Latina). Essas três características conferem diferencial na nossa entrega.”
Leia a matéria completa na edição do propmark de 31 de março de 2025
(Crédito: Foto de Austin Distel na Unsplash)