O curso gratuito busca gerar oportunidades para pessoas que moram na periferia de São Paulo
Com o objetivo de levar capacitação para periferia de forma gratuita e encontrar novos talentos escondidos, foi criado o curso “Perifa Criativa”. Além de conhecimentos básicos sobre publicidade, a iniciativa visa gerar emprego para os alunos que concluírem o curso de acordo com os critérios de avaliação.
O projeto elaborado por Douglas Bocalão, empresário e executivo do mercado publicitário, e Thiago Vinicius, líder de movimentos sociais na periferia de São Paulo, conta com o apoio das agências Ampfy, Suno, Bold, Zahg e do hub criativo Solano Trindade.
Com foco em inclusão social, o curso é voltado apenas para quem não tem condições de pagar por conteúdos de qualidade, cada agência apoiadora terá o papel de “sponsor” dos alunos.
“Não queremos apenas oferecer um curso. Sabemos que, por melhor que ele possa ser, a desigualdade social e as barreiras do nosso mercado dificultam a geração de emprego para pessoas que têm menos recursos. Por isso, criamos esse sistema de sponsorship para que, ao concluir o curso, o aluno já saia com uma vaga de emprego garantida em uma das agências participantes do projeto. E a participação do Thiago Vinicius é fundamental para o sucesso do curso, pois ele fará a seleção dos alunos. Ninguém melhor do que ele para identificar pessoas que realmente precisam oportunidade”, diz Douglas Bocalão.
As aulas vão acontecer em formato presencial e serão ministradas nas sedes da Solano Trindade e da Ampfy. A primeira turma ocorrerá em maio de 2023, organizado em disciplinas básicas da publicidade. A ideia é formar alunos “generalistas” que, posteriormente, poderão descobrir seus talentos e encontrarem caminhos específicos dentro das agências.
Introdução ao mercado publicitário, como uma agência de publicidade trabalha, principais áreas internas e suas responsabilidades, história da publicidade brasileira, ética e responsabilidade, introdução ao digital, uso das redes sociais como plataforma de comunicação para marcas, tendências e tecnologia, processos básicos de uma agência, e oficina/workshop de produção de campanha para redes sociais são alguns dos assuntos que serão abordados durante as aulas.
A iniciativa ainda está em busca de outras agências que estariam interessadas em participar do projeto.