A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) reúne a diretoria nacional e o conselho diretor para avaliar e discutir os próximos passos do mercado publicitário. O evento acontecerá no Hotel Luzeiros, em Fortaleza, no próximo sábado (27). Segundo Luiz Lara, presidente nacional da entidade, a escolha da cidade como sede do evento tem um motivo estratégico. “Queremos, cada vez mais, regionalizar a atuação da Abap nacional, acompanhando o fortalecimento dos mercados locais, como é o caso especifico dos nove estados do Nordeste”, afirma.

Na pauta do encontro estão a discussão sobre os aspectos da implementação da lei 12.232, sancionada pelo presidente Lula em 29 de abril deste ano; análise da conjuntura atual política e econômica; debate sobre as melhores práticas nas concorrências privadas; considerações sobre a pesquisa Ibope “Como o brasileiro percebe e avalia a propaganda” , veiculação regional da campanha “Propaganda. Faz Diferença.” e o patrocínio de publicidade para projetos culturais.

Também serão apresentados os projetos de lei sobre publicidade em tramitação no Congresso Nacional – entre eles, os que preveem restrições à publicidade infantil, como os PLs 4.315/2008, 6.693/2009 e 4.440/2008.

Outro assunto de destaque da reunião nacional será a tributação da Bonificação por Volume (BV), uma das principais fontes de receita das agências nacionais, e a tributação pelo PIS, Cofins e ISS.

Caio Barsotti, presidente do Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp), abordará as novas regras de certificação das agências de publicidade, ainda em estudo pela entidade.

Com o título “O Nordeste é a bola da vez”, a Abap ainda divulgará o Projeto Nordeste 2011, um grande projeto da Abap- Bahia, que vai reunir o mercado publicitário para discutir as oportunidades geradas pelo aumento do poder de consumo nesta região do País.

A Abap realizará ainda seminários durante os próximos meses para esclarecer a implementação da lei de licitações públicas da publicidade. Eles são ministrados pelo assessor jurídico da associação, Paulo Gomes de Oliveira Filho, e já foram desenvolvidos em Manaus, Maceió e São Luís.

Neles, é debatida a aplicabilidade da nova legislação, que representa uma grande evolução nas práticas de licitações públicas. Ainda neste mês, profissionais de São Paulo (25), Fortaleza (26), Recife (29) e João Pessoa (30) receberão as explicações.

Fortaleza também foi a cidade escolhida para receber o primeiro de uma série de workshops, a serem realizados pela Abap e ministrados por Ângelo Franzão, vp da Pointlogic para a América Latina e ex-presidente do Grupo de Mídia de São Paulo, que abordará o planejamento, a negociação, a execução, pesquisa e avaliação de mídia. Ao todo são 180 profissionais inscritos até agora.

O workshop ocorre das 9h às 18h, no dia anterior ao início da reunião nacional da Abap (26), no Hotel Golden Tulip Iate Plaza.