A Caixa Econômica Federal assina nesta semana o contrato com suas três novas agências de marketing promocional. Venceram a licitação, sendo as melhores colocadas após análise de propostas técnicas e passando pelas etapas de preço e habilitação, as operações de Latin Promo, Fermento e Flap. Elas vão dividir a verba anual de R$ 140 milhões do banco, dedicada exclusivamente às ações de promo do anunciante. O contrato é válido por um ano, podendo ser renovado por mais cinco.

Além das vencedoras, participaram do processo Mix Comunicação Integrada, Feeling, b!ferraz, NewStyle, Monumenta, Alquimia, Avantgarde, Agogô, Plural, Prommo 7, Rock, Cobram, Ás Promoção, I/Godoi Promoções, Caspires e Expertise. Até então, a conta era dividida entre Latin Promo, Monumenta e TV1 Eventos.

A Caixa é uma das principais apoiadoras do futebol brasileiro atualmente, patrocinando alguns dos principais clubes do país, como Corinthians e Flamengo. No briefing entregue as concorrentes, a solicitação era de uma campanha promocional para premiar correntistas e funcionários do banco com ingressos para a Copa do Mundo 2014, a ser realizada no Brasil.

Assim como as demais licitações públicas, as vencedoras devem disputar concorrências internas de acordo com a demanda da Caixa por ações promocionais. O edital, porém, garante um mínimo de 15% da verba do anunciante a ser gerenciado por cada uma das vencedoras. A Caixa detém ainda uma das maiores verbas publicitárias do mercado brasileiro. O montante, de R$ 500 milhões anuais, passou por licitação até março deste ano, quando selecionou as agências Borghi/Lowe, Heads, Nova/sb e Artplan.