(Reprodução/Youtube)

A DPZ&T colheu frutos do que plantou, mesmo durante a pandemia. É que muito antes, entre 2016 e 2017, promoveu ajustes no seu processo de atuação. Reorganizou a agência e entre 2018 e 2019 deu início à mudança no jeito como conduzia o relacionamento com os clientes, o que proporcionou a melhora da performance do trabalho. O resultado veio na forma de conquista de grandes anunciantes, recentemente contabilizados.

Eduardo Simon, CEO da DPZ&T, fala que a ampliação do portfólio da agência é resultado de conversas que já vinham sendo entabuladas, como aconteceu agora, com a chegada de Molico, que se junta a outras marcas, dentro da própria Nestlé, como Nescafé, e duas contas da Ambev (institucional e Beats, esta última dividida com a WMcCann). Também ampliou atuação no Banco Itaú, no McDonald’s e na Natura (para a marca de cosméticos, atende o cliente quando o assunto é datas comemorativas, como Dia das Mães e Namorados).

Simon conta que a estratégia da agência, desde o início da crise, foi na contramão do mercado. Ele afirma que a agência não demitiu funcionários e não contratou ninguém para atender às novas contas. Com isso, conseguiu manter a atividade, com a equipe em home office. “Mantivemos a mesma estrutura e não enfraquecemos a agência”. Ele acredita que, por não ter desmontado a equipe, estão dando conta dos antigos clientes e também das novas abordagens para os anunciantes que desembarcaram recentemente na agência.

Ele fala que expandiu a gama de serviços para oferecer aos clientes, auxiliando-os, por exemplo, na tomada de decisões. Simon cita principalmente a Renault. Essa mesma postura Simon pretende manter quando o mercado retomar as atividades. Ele afirma que quem demite perde quadros importantes na linha de frente da operação. Segundo o executivo, para todos os clientes há serviços integrados, por meio de unidades de negócios, que ajudam as marcas em diversos momentos da sua estratégia.

Até serviços de PR a DPZ&T oferece, cujo trabalho, para Simon, não é secundário como pode parecer para alguns. Para atender a essa demanda, o executivo conta que ampliou a equipe de jornalistas. O CEO não tem ideia do que essa pandemia vai provocar em termos de desempenho econômico neste que está sendo um ano sem precedentes na história mundial. Mas sabe que os clientes estão replanejando o trabalho deste e do próximo ano.

Molico, por exemplo, deve ter trabalho na mídia ainda neste segundo semestre. O planejamento já se estende para 2021. No entanto, ele não revela nem dá pistas de como será a comunicação da marca, muito menos qual a verba destinada pela Nestlé. Ele conta apenas que o processo de concorrência foi curioso, por ter sido totalmente virtual. “Foi aprovada uma visão de um ano e meio de planejamento”, diz o executivo, que afirma ainda que a agência se coloca como uma parceira estratégica do anunciante. Para ele, a indústria será responsável pela evolução do mercado nos próximos meses. “É a indústria da comunicação que vai empurrar os negócios, já que somos nós que estimulamos as marcas e o consumo. Temos um papel de liderança fundamental”, argumenta.

Segundo Simon, a pandemia trouxe novos modos de consumo e oportunidades. Um dos recentes exemplos de campanha de oportunidade foi a criada para Electrolux, Sua Casa é Tudo, em alusão ao isolamento social, cuja casa é o lugar mais seguro para se estar neste momento. Entra aí, sutilmente, a marca de eletrodomésticos no lar do consumidor.

A DPZ&T foi selecionada pela Electrolux para ser responsável pela comunicação integrada da marca para toda a América Latina, incluindo on, off e social. Além disso, a parceria inclui o trabalho da VivaSix, unidade de business performance da agência, com equipe focada na busca por resultados para os negócios do anunciante.

Eduardo Simon: “Mantivemos a mesma estrutura e não enfraquecemos a agência”