Divulgação

São Paulo recebe entre esta quarta-feira (24) e domingo (28), na Fecap, a quinta edição da RP Week, sob o tema “O papel do comunicador no mundo dos negócios”, que aborda a importância do profissional de comunicação para os negócios das organizações. 

Entre quarta e sexta, o evento patrocinado pelo Itaú e Fecap tem workshops e mesas redondas que trarão temas atuais no setor. No sábado e domingo, ocorrem os RP TALKs (palestras) e, na noite do sábado, a Botecada RP.

Estão confirmadas apresentações de nomes como Roberta Machado, CEO da In Press Porter Novelli, André Barros,Juliana Cardilli e Marcelo Serrano, da área de comunicação do Itaú-Unibanco, Rafael Martins, CEO e co-fundador do Share, e o professor Fábio França. Um dos destaques do evento é a presença de profissionais de PR que atuam em clientes. “É um mercado altamente competitivo, mas em constante crescimento e que demanda entregas em nível de excelência global. E, se atualizar sempre é fundamental para isso”, resume Pedro Prochno, gerente de comunicação do Facebook na América Latina e co-fundador do coletivo Todo Mundo Precisa de um RP.

O setor, que inclui quase 20 mil profissionais registrados no Brasil, segundo dados do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (Conferp), pretende debater o seu futuro durante a RP Week. “O cenário contemporâneo oferece oportunidades para os RP’s, principalmente para os profissionais que adquirirem as competências exigidas pelo cenário tecnológico dominante nas indústrias 4.0 de hoje. O mundo hiperconectado, da nuvem, da inteligência artificial, dos celulares 5G, da internet das coisas só abrirá suas portas para os RP’s que forem capazes de trabalhar em sintonia estratégica com as organizações na busca do sucesso de seus negócios”, explica o professor Fábio França.

O mercado internacional de relações públicas cresceu 5% em 2018, de acordo com levantamento mais recente da The Holmes Report, publicação especilizada no segmento. As 250 empresas presentes no ranking somaram cerca de US$ 12,3 bilhões em receitas no período, com destaque para as maiores do setor: Edelman, Weber Shandwick, Burson, Cohn & Wolfe, Fleishman Hillard e Ketchum. As cinco maiores tem presença no Brasil, enquanto nacionais como FSB (33ª posição e receitas de US$ 68 milhões), InPress (62ª posição e US$ 36 milhões, CDI (169ª posição e US$ 9,6 milhões), Approach (200ª colocação e US$ 7,5 milhões e RPMA Comunicação (209ª posição e US$ 6,9 milhões) também marcam lugar no ranking.