Brasil já tem finalistas nas três shortlists anunciadas no dia 4 de junho
A 71ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, realizada na França entre os dias 17 e 21 de junho de 2024, promete gerar mais de 150 horas de conteúdo produzido por cerca de 500 palestrantes. Em 2023, foram 400 speakers, que analisaram o potencial da criatividade e negócios turbinados por inteligência artificial (IA), além de hábitos transformados por clamores sociais.
Clima e sustentabilidade permanecem. Mas temas intrínsecos ao setor, tratando a criatividade sob diversos ângulos, ancoram a agenda distribuída entre os auditórios do Palais des Festivals. Vedete dos últimos eventos internacionais, a inteligência artificial aparece de forma mais discreta, assim como a presença de palestrantes da área de luxo, nova categoria – Luxury and Lifestyle Lions – apresentada em outubro de 2023, durante evento realizado na capital paulistana pelo jornal O Estado de S.Paulo, representante oficial do Cannes Lions no Brasil. Já a área de Mobile Lions foi extinta.
No total, são 30 categorias, com cases inscritos entre os dias 18 de janeiro e 11 de abril. O Brasil já tem nove finalistas nas três shortlists anunciadas no dia 4 de junho. Classificou quatro de uma lista de 20 peças em Dan Wieden Titanium Lions, com AlmapBBDO, Soko e VML, além de Tulom São Paulo, que assina PR de ação criada pela Service Plan, de Munique (Alemanha). Em Glass, The Lions for Change, Soko e AlmapBBDO disputam com dois trabalhos cada, de 17 finalistas. A AlmapBBDO é a única com chances de Leão em Innovation, que relacionou 23 campanhas.
Em 2023, o Brasil disputou com 2.037 peças, alta de 5,5% em relação aos 1.930 projetos submetidos no ano anterior. Voltou para casa com 92 Leões – um Titanium, dois Grand Prix, 11 Ouros, 28 Pratas e 50 Bronzes –, o melhor desempenho dos últimos anos. A performance evidenciou a crescente presença de profissionais brasileiros em projetos premiados mundialmente, porém creditados a agências estrangeiras. Jamute, Hogarth, Ritmika e Vox Haus integram esse pacote.
As paranaenses The Youth, Canja Audio Culture e Colossal, por exemplo, assinaram a produção e pós-produção de ‘Scrolling therapy’, campanha criada para a Eurofarma, que ganhou Grand Prix de Pharma e Prata em Social & Influencer Lions. Mas os prêmios foram computados para a Dentsu Creative Chicago e Nova York (EUA) e Buenos Aires (Argentina).
O Brasil se manteve como o terceiro país com mais inscrições no festival, atrás dos Estados Unidos (7.303) e Reino Unidos (2.201). No resultado global do ano passado, foram 26.992 peças de 86 países, crescimento de 6% ante 2022, quando o evento totalizou 25.464 campanhas de 87 nacionalidades.
Leia a matéria completa na edição de 10 de junho do propmark