Racismo, bullying, causa animal, saúde mental, uso consciente da tecnologia e cultura popular apareceram nos trabalhos indicados pelas agências
Em 2025, campanhas se destacam ao abordarem temas sociais e culturais. Racismo, bullying, causa animal, saúde mental e o uso consciente da tecnologia apareceram de forma recorrente na comunicação das marcas ao longo do ano, e nos trabalhos indicados pelas próprias agências, a convite do propmark.
As escolhas dialogam diretamente com o desempenho brasileiro em festivais internacionais. O projeto ‘Uma BIC, um livro, dois clássicos’, da VML, por exemplo, conquistou Leões no Cannes Lions 2025 e um Gran Ojo no El Ojo, enquanto ‘A mancha invisível’, da BETC Havas para Vanish, esteve entre as duas únicas campanhas brasileiras premiadas na categoria Film em Cannes, além de reconhecimentos no El Ojo.
Já ‘Pedigree Caramelo’, criada pela AlmapBBDO, percorreu o circuito internacional com prêmios em Cannes, incluindo o The Dan Wieden Titanium, ganhou destaque no El Ojo e foi eleita a Campanha do Ano no Prêmio Melhores do propmark por votação popular. A Artplan completa esse recorte com ‘Nigrum corpus’, projeto desenvolvido para o Idomed e Instituto Yduqs, que conquistou GP em Cannes e no El Ojo.
Confira 11 campanhas emblemáticas de 2025:
'Corredor em Perigo' - Lew’Lara\TBWA para Alma Preta Jornalismo
A campanha partiu de uma ação simbólica ao convidar o atleta Weslley Caitano a correr vestindo um colete à prova de balas, evidenciando a insegurança vivida por corredores negros no espaço urbano. O projeto buscou chamar a atenção para o racismo no esporte e ampliar o debate público sobre segurança e acesso, usando um recurso visual direto para provocar reflexão e mobilização social.
'Uma BIC, Um Livro, Dois Clássicos' - VML para BIC:
Criada para celebrar os 75 anos da BIC Cristal, a ação utilizou inteligência artificial e robótica para reescrever o romance clássico ‘Romeu e Julieta’ na caligrafia atribuída a William Shakespeare, usando uma única caneta da marca, com o objetivo de mostrar sua durabilidade. O projeto passou por uma validação técnica, que resultou na doação do livro ao Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro.
'Chevrolet Tracker Caramelo' - WMcCann para Chevrolet
A campanha transformou o patrocínio da Chevrolet ao filme Caramelo, da Netflix, em uma ação colaborativa com tutores de pets. A partir do envio de mais de 22mil imagens de cães, com o objetivo de criar uma cor exclusiva para o Chevrolet Tracker. Posteriormente, o veículo foi leiloado para arrecadar recursos destinados ao Instituto Caramelo. Os lances somaram R$ 253.000,00 para a ONG.
'A Mancha Invisível' - BETC Havas para Vanish / Reckitt
Com foco no bullying escolar, a campanha usou o uniforme de uma criança como metáfora para tratar de marcas emocionais que não podem ser removidas apenas com produtos, com diálogo e amor. A ação se desdobrou em filme, livro e debates institucionais, com reconhecimento do Fórum Mundial Anti-Bullying. A peça foi produzida pela Vetor Zero, em parceria com a Abrace - Programas Preventivos.
'A vida tem dias e dias' - DPZ para Electrolux
Com o mote “A vida tem dias e dias. Para todos eles, Electrolux” a campanha explora situações cotidianas para mostrar a presença da marca na rotina doméstica. Além da peça de 90 segundos, a estratégia incluiu conteúdos complementares além de desdobramentos on e offline com ativações digitais, mídia out-of-home, redes sociais e ações nos pontos de venda. Comunicação foi realizada em parceria com as agências Live e InPress.
'Pedigree Caramelo' - AlmapBBDO para Pedigree:
A campanha colocou o vira-lata caramelo no centro da comunicação para incentivar a adoção responsável e discutir o abandono de cães sem raça definida. O projeto reuniu filme publicitário, ações com influenciadores, eventos presenciais e iniciativas como pesquisas genéticas e embalagens especiais, consolidando-se como um movimento de longo prazo da marca.
'Ainda Estamos Aqui' - David para Heinz
Apostando no humor, e inspirada em um hábito dos lares brasileiros, a ação brincou com os sachês de ketchup esquecidos na geladeira dos consumidores e dialogou com o período do Oscar. O mote ‘Ainda Estamos Aqui’ faz referência ao título da produção brasileira ‘Ainda Estou Aqui’, vencedora de uma estatueta de filme internacional. Com peças para TV e redes sociais, a ação marcou o início da parceria da marca e agência.
'É tempo de mudar seu tempo com o celular' - Africa Creative para Vivo
Lançada no início do ano, a campanha convidou o público a refletir sobre o uso excessivo do celular e seus impactos na saúde mental. O filme A peça retrata como uma jovem está imersa em seu celular, sem perceber que está sendo dominada pelo mundo online. A trilha sonora traz uma versão da música ‘Jealousy, jealousy’, de Olivia Rodrigo, escolhida pela conexão da cantora com a geração Z.
‘Nigrum Corpus' - Artplan para IDOMED e Instituto Yduqs
O projeto resultou no lançamento do livro Nigrum Corpus, que propõe um diálogo entre a formação médica e a questão racial ao reunir relatos de pacientes e dados sobre como o racismo interfere em diagnósticos, tratamentos e decisões clínicas. A iniciativa também ganhou um curta-metragem, Corpo Preto, que acompanha a experiência de um paciente negro diante da negligência médica, ampliando o debate para além do meio acadêmico.
'Para não esquecer’ - Lovely para Bradesco:
A campanha de fim de ano do Bradesco contou com a participação de Macaulay Culkin como fio condutor de uma narrativa voltada à memória afetiva e às relações humanas. Com o mote Para não esquecer, o filme buscou estabelecer conexões emocionais ao convidar o público a refletir sobre o que deve ser levado adiante na transição para 2026, alinhando a comunicação ao posicionamento institucional do banco.
'Você merece uma Eisen' - Ogilvy para Eisenbahn
A ação marcou um novo posicionamento da marca, com foco em trajetórias pessoais e conquistas individuais. A campanha foi lançada com presença em TV aberta, plataformas digitais e ativações ligadas à música e festivais, integrando o reposicionamento da Eisenbahn a um plano ampliado de investimentos em comunicação e experiências de marca ao longo de 2025.