Filme brasileiro concorre em três categorias da premiação, que acontece no próximo domingo (2)

A poucos dias da cerimônia do Oscar mais aguardada pelo brasileiros, o Brasil se prepara em clima de Copa do Mundo. No próximo domingo (2), serão conhecidos os vencedores da principal premiação do cinema mundial, que, neste ano, traz 'Ainda estou Aqui' entre os concorrentes.

A produção de Walter Salles busca a inédita estatueta em três categorias — Melhor Filme Internacional, Melhor Atriz com Fernanda Torres, e a inédita categoria de Melhor Filme.

Ao mesmo tempo em que as manifestações de apoio ao filme brasileiro ganham espaço nas redes sociais, marcas também aproveitam o momento de olho no engajamento com o público.

O Tinder aproveitou a relação Fernanda Torres, que deu vida a Eunice Paiva no longa, e Oscar para promover o que chamou de watch party, pensada exclusivamente para pessoas chamadas Fernanda e Oscar.

Com criação da GUT, a ação quer ajudar a dar um match entre pessoas com o mesmo nome da atriz e da premiação.

Ação da Tinder quer unir quem se chama Fernanda e Oscar, em evento que será realizado no próximo domingo (2)

A campanha começou na última segunda-feira (24) com uma convocação nas redes sociais da marca. Um vídeo convida as ‘Fernandas’ e ‘Oscares’ para a festa, que acontecerá em uma área exclusiva do Bar Alto, em São Paulo. A área terá transmissão da cerimônia.

O Nubank, por exemplo, anunciou o 'NuAwards', uma live comentada do Oscar, que terá apresentação de Isabela Boscov, jornalista e crítica de cinema; Michel Arouca, fundador do site Série Maníacos; e o ator Pedro Ottoni.

Desenvolvida em parceria com a Warner Bros. Discovery, detentora dos direitos da transmissão da premiação para TV por assinatura e streaming no Brasil, a live será transmitida nos canais de YouTube Nubank, TNT, Isabela Boscov, Série Maníacos e no TikTok do Nubank e da Max.

Nubank terá uma live comentada com interação na transmissão oficial do TNT e Max (Divulgação)

O ‘NuAwards’ foi desenvolvido para engajar e detalhar a premiação para o grande público. Os apresentadores do ‘NuAwards ‘irão interagir com a transmissão oficial do canal TNT e Max, apresentada por Ana Furtado, diretamente de Los Angeles.

“O ‘NuAwards’ é um grande exemplo de como podemos conectar marcas, entretenimento e cultura pop de forma envolvente e acessível. Estamos muito felizes por poder fazer parte deste projeto em uma edição tão especial como esta e reforçar a torcida brasileira por estatuetas”, afirma Juliana Roschel, CMO do Nubank.

Já as drogarias Pacheco e São Paulo optaram por descontos nas compras que forem feita por 'Fernandas'. No dia do Oscar,  qualquer compra realizada por pessoas com nome Fernanda ganhará 15% de desconto nas lojas on-line das drogarias.

Em caso de vitória da atriz brasileira, a promoção será estendida durante a segunda-feira (3).

Transmissões e cotas comerciais
A Globo vai adaptar a programação para fazer a cobertura da entrega do Oscar, no domingo de Carnaval. A transmissão, comandada por Maria Beltrão, será para todo o Brasil, com exceção do Rio de Janeiro.

Quem estiver no Rio, vai acompanhar os desfiles das escolas de samba na íntegra, com flashes dos momentos mais importantes do Oscar direto de Los Angeles.

O sinal da TV Globo com a transmissão do Oscar ao vivo estará disponível no Gshow ou no g1.

Em relação às marcas presentes na cobertura da festa, a Globo terão Apple, Ambev e Itaú.

A TNT e o Max, que também farão a transmissão da cerimônia, venderam 17 cotas promocionais.

Apple, Nubank, Mitsubishi, Natura, Latam, Wizard, Reckitt, Rolex, Airbnb, Médicos Sem Fronteiras, Shopee, Philco ACNUR, Unicef e Via Marte são algumas das marcas.

Indicações brasileiras na história
A primeira indicação brasileira ao Oscar foi em 1963, com 'O Pagador de Promessas', de Anselmo Duarte, numa época em que a categoria se chamava Melhor Filme Estrangeiro.

Uma nova indicação aconteceria 33 anos depois com 'O Quatrilho' representando o país. 'O que é isso, companheiro?', baseado no livro homônimo de Fernando Gabeira, voltou a concorrer em 1998.

No ano seguinte, chegava a vez de 'Central do Brasil', também de Walter Salles. Agora, 26 anos depois, 'Ainda estou aqui' colocou o país de volta no seleto rol de finalistas.

'Ainda estou aqui' é uma produção assinada pela RT Features e VideoFilmes, em colaboração com Globoplay, Mact Productions, Conspiração Filmes e Arte France Cinéma.