Iniciativa estreia no Brasil com o The Town 2025; plataforma registrou aumento de mais de 240% nas reservas em São Paulo durante o festival

Apostando no território da música, neste ano o Airbnb estreou sua parceria global com festivais, com a proposta de unir turismo, cultura e experiências imersivas.

A iniciativa já passou pelo Lollapalooza Berlim e Chicago, teve seu lançamento no Brasil durante o The Town 2025, em São Paulo e está prestes a embarcar para o Lollapalooza Índia e Lollapalooza Brasil em 2026.

Às experiências exclusivas oferecidas pelo projeto  incluem tours de bastidores, encontros com artistas e vivências conduzidas por especialistas.

Parte desse movimento está conectada aos Originais Airbnb, lançados em maio de 2025. São experiências criadas exclusivamente para a plataforma e conduzidas por anfitriões reconhecidos pela ligação genuína com os temas que apresentam.

DJ Bunt Airbnb Experience (Wendy Huynh/Divulgação)

Segundo a diretora-geral do Airbnb na América do Sul, Fiamma Zarife, uma pesquisa encomendada pelo Airbnb junto à Focaldata mostrou que 80% dos participantes brasileiros acreditam que experiências podem enriquecer uma viagem, e a partir disso, surgiu o insight de investir em experiência da com festivais.

“Ao oferecer experiências nesses festivais, o Airbnb fortalece seu posicionamento junto a um público que viaja em busca de momentos inesquecíveis, integrando a energia dos eventos ao universo da plataforma”, comenta a executiva.

Fiamma Zarife, diretora-geral do Airbnb na América do Sul (Sérgio Zacchi/Divulgação)

No Brasil, a novidade se materializa em um Original Airbnb exclusivo no The Town 2025. A experiência, com vagas limitadas, será conduzida por Dante Grassi, diretor de Parcerias da Rock World, e levará os participantes a um tour pelos bastidores do festival, passando por áreas técnicas, lounges e até o percurso feito pelos artistas até o palco.

“Oferecer uma experiência de bastidores só faz sentido se for conduzida por um especialista genuíno em festivais. É isso que buscamos com os Originais Airbnb: vivências únicas, guiadas por quem realmente entende do assunto”, explica Zarife.

Além da ativação, o impacto do festival já se reflete no turismo da cidade: o Airbnb registrou um aumento de mais de 240% nas reservas em São Paulo durante as datas do The Town 2025, com Geração Z e Millennials liderando os check-ins.

“Festivais são verdadeiros catalisadores de viagens, atraindo pessoas de diversas regiões e países. As pessoas não viajam apenas para assistir a um show, mas para vivenciar uma experiência completa”

Zarife reforça que a curadoria das experiências em cada cidade é estratégica e busca respeitar a identidade local. No caso do The Town, a parceria foi desenhada junto com a Live Nation e a Rock World, de forma a capturar o espírito do festival e da cidade onde ele acontece.

“A curadoria das Experiências para cada cidade é um processo estratégico e muito cuidadoso. É preciso mergulhar na essência cultural de cada local para garantir uma representação autêntica e única. São realizadas muitas pesquisas e conversas para assegurar que a experiência represente verdadeiramente o melhor da cidade”, detalhou a diretora-geral da plataforma.

O público mais jovem aparece como peça-chave dessa estratégia. “O Airbnb está sempre atento ao seu público, e as Experiências são uma forma de atrair a geração mais jovem de viajantes. Mais de 60% da Geração Z afirmam que a autenticidade das experiências é o principal fator para a escolha na hora da reserva, e é exatamente isso que o Airbnb oferece”, diz.

Essa integração entre turismo e cultura também traz impacto para além dos festivais. “Esses anfitriões conhecem profundamente suas cidades e, por meio da plataforma, permitem que mais pessoas descubram detalhes, histórias e atividades que são ótimas oportunidades inclusive para os próprios moradores”, explica Zarife.

O sucesso dessas iniciativas, segundo a executiva, também é acompanhado de perto por métricas de avaliação. “O Airbnb mede o sucesso de iniciativas como as Experiências por meio de diversas métricas, entre elas a avaliação média recebida. No Brasil, por exemplo, a nota média dessas experiências é de 4,96, sendo 5 a pontuação máxima”, finaliza.