Engajamento, métricas e a oportunidade de uma análise mais detalhada são outros pontos a serem considerados a partir de mais uma mudança na plataforma

A oportunidade de ser mais assertivo na análise de como determinado assunto está sendo recebido pelos seguidores, e servir de inspiração para auxiliar os anunciantes a terem insights estão entre algumas das vantagens da nova opção liberada recentemente pelo Instagram – a curtida nos stories.

A novidade, anunciada pelo executivo Adam Mosseri nas redes, permite ao usuário clicar no coração em conteúdos postados na plataforma. Números de curtidas, no entanto, estarão disponíveis apenas aos administradores do @, já que o Instagram vem desencorajando a percepção numérica de curtidas desde 2019.

Por essas e outras que a pauta é, 'mais do que nunca', sobre privacidade, alerta Luiz Jeronimo Stamboni, sócio-diretor de planejamento da BR Media Group. “É sobre criar interações e reações sem perspectiva de volume”.

Por isso, ele assegura, não há números que meçam tal tipo de engajamento, porém, garante: “Uma vez que o usuário clicou no like, ele automaticamente ganha destaque na lista de quem reagiu ao conteúdo, criando uma forma de chamar a atenção de quem compartilhou o stories”, afirma.

Profundidade na análise
Com as curtidas nos stories, a marca passa a ter mais uma ferramenta para medir o desempenho desse ou daquele conteúdo. Ivan Ferri, diretor de customer success da Emplifi no Brasil, vai além e diz que os anunciantes ganham mais profundidade na análise da receptividade do story.

"Até então, os dados de stories eram em sua maioria relacionados à visualização dos vídeos Com os likes, agora, as marcas podem medir, dentro da audiência que assistiu seus conteúdos, o que foi melhor recebido e assim fazer melhores escolhas de pautas futuras com base nos dados", diz.

CEO da Immakers Ads, Alex Baptista lembra que, se antes, considerava-se o engajamento nos stories os clicks nos links que levam para site do cliente, por exemplo, agora, pode somar a isso as curtidas.

Alex Baptista, CEO da Immakers Ads: planejamento (Fotos: Divulgação)

"Os stories se tornam um termômetro que pode ajudar os anunciantes a terem insights sobre assuntos que podem ser explorados com abordagens mais profundas no feed e nos reels", avisa. "Então é importante prestar atenção no 'comportamento' dos conteúdos veiculados nos stories para ter uma prévia de como seria ter isso postado em outro formato, seria um planejamento", completa.

Melhor usabilidade
Em agosto deste ano, o Instagram Stories completará seis anos de existência, uma tecnologia que não demorou muito para cair no gosto dos brasileiros. De acordo com pesquisa da consumer insights Opinion Box, 62% dos brasileiros publicam mais stories do que conteúdo no feed, enquanto 58% preferem justamente ver story do que feed.

E entre os motivos, certamente, está a facilidade de reação do usuário. A head de comunicação da Rocky.Monks, Letícia Longo, afirma que, em termos de estratégia, é interessante entender que a interação com o público ficou mais ágil.

Letícia Longo: adesão da interação 

"Isso porque, no quesito usabilidade, o usuário antes precisava de dois cliques para interagir (clicar em reagir e escolher as opções de reação com os emojis). Agora apenas em um toque o usuário reage com o like, o que faz muita diferença na adesão da interação", ressalta.

Algoritmo
As curtidas nos stories introduzem um novo KPI para as marcas. Segundo Luiz Jeronimo Stamboni, da BR Media Group, para o creatros, a vantagem estratégica é a leitura otimizada do algoritmo, que tende a catalogar o conteúdo - e priorizá-lo - de acordo com seu grau de relevância.

"Ou seja, com mais uma forma de interação, o criador pode ser favorecido na infinita disputa por atenção das audiências", destaca.

Número de curtidas ficará restrito ao administrador do perfil (Freepik)

Por isso, segundo a head de social media da Raccoon.Monks, afirma que é preciso incentivar o público a interagir com essa nova possibilidade função. "Por exemplo, fazendo conteúdos interativos incentivando o like como 'se você já usa nosso produto dê um like nesse story' ou, então, 'dê like nesse story e ganhe um cupom de desconto', sugere Fernanda Silva.

Escolha do influencer
Quanto mais curtidas, melhor. Os likes, de acordo com Stamboni, são uma oportunidade para que a marca conheça melhor um criador de conteúdo e, assim, conte com mais um recurso na tomada de decisão.

"Defendemos que um influenciador seja escolhido baseado em dados técnicos. Se está em nossa seleção, a justificativa é técnica, jamais pessoal. Logo, a principal recomendação se volta para a análise em seu nível mais profundo deste mesmo influenciador", diz.