O programa gratuito, idealizado pelos líderes das agências, busca impulsionar a formação de lideranças mais diversas para o mercado
Em parceria com a ESPM, AlmapBBDO, Artplan e Droga5 anunciam a segunda edição do Fill the Gap, movimento para impulsionar a formação executiva de talentos negros, indígenas, trans, não-binários e pessoas com deficiência em posições de liderança da publicidade global. O programa gratuito oferece 40 vagas para profissionais em nível de gerência com experiência de pelo menos 5 anos na posição.
De acordo com o II Censo de Diversidade das Agências Brasileiras, liderado pela Gestão Kairós, em parceria com o Observatório da Diversidade na Propaganda, a representação da liderança nesse mercado ainda é majoritariamente composta por pessoas brancas, homens, sem deficiência.
A iniciativa foi pensada por três dirigentes do mercado publicitário: Filipe Bartholomeu, presidente e CEO da AlmapBBDO; Rodolfo Medina, presidente-executivo do Grupo Dreamers - holding da qual a Artplan faz parte; e Felipe Simi, CEO e creative chairperson da Droga5.
A inscrição pode ser feita pelo site e o processo seletivo ficará por conta da EmpregueAfro, com resultados divulgados no dia 24 de abril.
“Estamos empolgados com mais uma edição. Acompanhamos, desde a seleção, o impacto da iniciativa no mercado da comunicação e no mundo da diversidade e o entusiasmo dos candidatos para fazer parte. Dessa vez, com tantos depoimentos de transformação de carreira e vivências compartilhadas, imaginamos que vamos impactar ainda mais pessoas e a seleção vai ser bem mais disputada”, explica Patrícia Santos, CEO fundadora da EmpregueAfro.
A primeira edição formou 35 profissionais. “Há um potencial gigantesco pouco explorado por essa indústria e gente muito, muito qualificada e habilidosa pronta para fazer a diferença”, declara Rejane Romano, formada na primeira edição do programa e atual coordenadora pedagógica do curso Fill The Gap 2025.