País ocupa o primeiro lugar entre os países da região, com 151 trabalhos no shorlist

O The One Show revelou os trabalhos escolhidos como finalistas da edição de 2022. No Brasil, o quadro é liderado pelas agências GUT São Paulo e AlmapBBDO com 24 e 23 inscrições, respectivamente. O terceiro lugar é ocupado pela Africa, com 19.

O principal trabalho  da GUT é o “Hidden Spots”, criado para a marca Heinz para mostrar ‘pontos ocultos’ no Call of Duty e dar tempo para aquela pausa ‘comida’ aos jogadores. Está em 13 categorias. A agência ainda concorre com duas campanhas criadas para o Mercado Livre, “novos beijos icônicos” e “black business beats”.

Na segunda posição entre as brasileiras, a AlmapBBDO está na disputa com campanhas para o WhatsApp, Diageo, Pepsico, Getty Images e o Grupo Boticário.  O trabalho que passou para a segunda fase em mais categorias é o "Quaker Qrece", em 9 frentes. Criada para a marca da Pepsico, a ação trata de um projeto de combate à desnutrição.  

Números globais
A premiação escolheu um total de 4.374 inscrições de 52 países para o shorlist deste ano. Os EUA lideram com 1.766, seguidos por Alemanha, 312, Canadá, 309, Reino Unido com 281 e França com 208.

Entre as agências, a Area 23 New York ocupa o primeiro posto  com 81 inscrições finalistas, incluindo 21 para seis trabalhos em nome do cliente Stand For The Silent/Kazoo, 18 para Hip Hop Public Health com “Lil Sugar – Master of Disguise” e 15 para a revista The Columbia Journalism, com “As notícias inevitáveis”.

Leo Burnett Chicago ficou em segundo lugar, com 69 inscrições finalistas. São 45 para Change the Ref “The Lost Class”. Logo na sequência, aparece Jung von Matt Hamburg com 68 inscrições pré-selecionadas para 10 clientes, incluindo 21 para a campanha “The Bigger Crash”,  da Hyundai Global.

No top 10, ainda estão as agências Ogilvy Mumbai, com 63; BBDO New York, com 60; Rethink Toronto, 57; Ogilvy UK London, 48; TBWA\Paris, 45; Saatchi & Saatchi New York, 43; e Serviceplan Munich e Tencent Shenzhen, 42 cada.