Parceria entre agência e marca terminou, após três décadas; Havaianas fará uma concorrência

Chegou ao fim a parceria entre AlmapBBDO e Havaianas, que teve início em 1994. Neste ano, a Alpargatas começou a lançar diversos modelos e, consequentemente, a investir em comunicação.

Almap e Havaianas tinham uma das relações mais longevas da publicidade brasileira. Juntos, conquistaram os mais importantes prêmios do mercado, como o Cannes Lions.

Em 2016, lançaram 'Havaianas viram passos de dança', campanha que se tornou a primeira global da marca.

Havaianas, no entanto, deverá fazer em breve uma concorrência, da qual a Almap não participará.

O propmark teve acesso ao e-mail enviado por Filipe Bartholomeu, presidente e CEO da AlmapBBDO, aos funcionários da agência.

No texto, Bartholomeu fala sobre o orgulho de ter feito par com a marca, "que se tornou sinônino de Brasil: Havaianas".

"Não poderíamos ter sido mais felizes e orgulhosos por muitos anos", escreveu. E, depois, fala que Almap e Havaianas já não compartilhavam da mesma visão sobre comunicação e negócios.

"As caminhadas conjuntas passaram a ser mais raras, arrastadas e, neste último ano, soltaram as tiras".

Contou ainda que, há um tempo, recebeu o convite para participar de uma concorrência para todo o seu escopo de comunicação - "o pouco que nos restava, os demais de seus demais parceiros – para a qual a Almap foi chamada".

"Ao agradecermos o chamado, decidimos não participar. Porque acreditamos em parcerias construídas com base em confiança, propósito e valores em comum."

Leia abaixo o e-mail na íntegra:

"Gente,

Nos últimos mais de 30 anos, tivemos o privilégio de fazer par com a marca que se tornou sinônimo de Brasil: Havaianas.

Juntos, construímos o que muitos chamam de 'o maior case da propaganda brasileira'.

Não foram poucas as vezes que ouvimos que 'Havaianas é uma equação bem-sucedida de uma sandália de borracha com Almap'.

Mas preferimos sempre olhar pra uma marca que apostou, como poucas, na propaganda criativa com profunda conexão cultural com os brasileiros.

Na leveza, alegria e irreverência que fizeram dela um estrondoso sucesso de vendas e a segunda lovebrand brasileira com alcance global. (A primeira, vocês sabem, foi Pelé).

Não poderíamos ter sido mais felizes e orgulhosos por muitos anos.

No entanto, o fato é que, recentemente, Almap e Havaianas já não compartilhavam da mesma visão sobre comunicação e negócios.

As caminhadas conjuntas passaram a ser mais raras, arrastadas e, neste último ano, soltaram as tiras.

Um tempo atrás, recebemos um convite.

Havaianas fará uma concorrência para todo o seu escopo de comunicação – o pouco que nos restava, os demais de seus demais parceiros – para a qual a Almap foi chamada.

Ao agradecermos o chamado, decidimos não participar. Porque acreditamos em parcerias construídas com base em confiança, propósito e valores em comum.

E quando isso deixa de estar alinhado, entendemos que o melhor caminho é o respeito mútuo e a escolha de seguir em frente, cada um à sua maneira.

É dessa forma que agradecemos a todos que contribuíram pra fazer dessa jornada um capítulo tão importante pra nós e, também, para o nosso mercado.

Aos clientes atuais e aos que, ao longo de décadas, nos fizeram uma agência melhor. Em muitos casos, clientes que nos ensinaram a ser pessoas melhores.

Continuaremos torcendo para que Havaianas siga sua caminhada com sucesso ao lado de seus parceiros, ansiosos para acompanhar, a distância, o trabalho que virá pela frente.

Nós seguiremos o nosso caminho.

Com todos aqueles que, com a gente, estiverem de mãos dadas. E claro: sandálias nos pés.

Filipe Bartholomeu, presidente e CEO da AlmapBBDO"